Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Observatório > Boas Práticas > VLibras - Tradutor Libras em Software Livre

Visualizar boa prática



VLibras - Tradutor Libras em Software Livre

Adicionado em: 29/05/2017
Acessos: 17

Órgãos Participantes

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Descrição da Prática

O que é:

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.

Público-alvo:

No Brasil, os surdos representam uma parcela significativa da população. Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem, no país, cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva, o que representa cerca de 5,1% da população brasileira [IBGE 2010]. Os surdos enfrentam bastante dificuldade para ler, escrever e se comunicar na língua oral do seu país. No que se refere ao uso do computador e outras mídias digitais, como celular, tablet etc, a ferramenta computacional VLibras promove a acessibilidade das pessoas surdas, ao gerar automaticamente conteúdos em Libras.

Ferramentas da Suite VLibras:

VLibras-Plugin, VLibras-Desktop, VLibras-Video e WikiLibras. Essas ferramentas possuem, em comum, um núcleo central de desenvolvimento, o VLibras-Núcleo, que concentra as principais funcionalidades dessas ferramentas.  Nessa suíte, os conteúdos em LIBRAS são gerados a partir da tradução de textos, legendas ou áudio ou em língua portuguesa, e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D).

Desenvolvimento colaborativo:

Para a geração desses conteúdos, um Dicionário de LIBRAS foi desenvolvido pela equipe do projeto, juntamente com uma ferramenta Web de construção colaborativa de sinais em LIBRAS, denominada WikiLibras. A WikiLIBRAS permite que colaboradores participem do processo de desenvolvimento do Dicionário através da adição de sinais ou da edição dos sinais existentes.

Parcerias:

O projeto é fruto de parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETICTI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, conta com um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados para a adição de sinais legislativos.

Contato:

E-mail: govbr@planejamento.gov.br

  • Endereço - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
    Secretaria de Tecnologia da informação e Comunicação
    Departamento de Governo Digital
    SEPN Comércio Residencial Norte 516 D 8 - 1º Andar, Asa Norte - Brasília/DF
    Telefone: 61 - 2020 2405 - CEP: 70770-524

Realizadores

URL's

Comunidade do Projeto no Portal do Software Público:
https://softwarepublico.gov.br/social/suite-vlibras

Página do VLibras:
http://vlibras.gov.br/

Anexos

Nenhum anexo associado à esta Boa Prática.

Comente essa Prática!

  1. Preencha o formulário.
  2. Clique no botão comentar.
  3. Acesse sua caixa de mensagens e siga as instrucões para confirmar ou cancelar seu comentário.
  4. Após a sua confirmação, o comentário será encaminhado para a moderação.
  5. Ao comentar, o usuário concorda com as Políticas de Uso do sítio.

0 Comentários