Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Observatório > Boas Práticas > Portal de Serviços do Governo Federal

Visualizar boa prática



Portal de Serviços do Governo Federal

Adicionado em: 25/05/2017
Acessos: 22

Órgãos Participantes

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Descrição da Prática

Serviços Públicos são os realizados pelo Estado para gerar valor e satisfazer as necessidades da sociedade. Atualmente, existem inúmeros canais à disposição do cidadão, entretanto são apontadas dificuldades na obtenção de informações relacionadas aos serviços públicos prestados pelo governo. A presença de ferramentas que facilitem o acesso da sociedade aos serviços e informações relativas às diversas áreas de atuação governamental aumentam a transparência, a participação e elevam a qualidade dos serviços.

Portal de Serviços

O Portal de Serviços do Governo Federal é um ambiente centralizador de informações sobre documentos e serviços eletrônicos disponibilizado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços, estimular a participação e o controle da sociedade e promover a melhoria da qualidade do atendimento prestado.

Benefícios do Portal de Serviços do Governo Federal:

  • Para o Cidadão - facilita o acesso a informações sobre serviços de governo mais utilizados e funciona como um catálogo de consulta, no qual o cidadão poderá obter informações, como taxas, documentos necessários, modelo de prestação (online ou presencial), bem como endereços, ouvidoria e outras formas de contato com as instituições prestadoras dos serviços.
  • Para as Empresas - no ambiente as empresas tem à disposição informações sobre o que é necessário para regularizar situação cadastral junto à Receita Federal, emissão de certidões, orientações em geral para abertura de negócio, elaboração de termo de rescisão, entre outros serviços.
  • Para os Gestores Públicos - o portal é um meio de disseminar informações sobre os serviços prestados pelos órgãos.

Contato:

  • E-mail: govbr@planejamento.gov.br
  • Endereço - Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
    Secretaria de Tecnologia da informação
    Departamento de Governo Digital
    SEPN Comércio Residencial Norte 516 D 8 - 1º Andar, Asa Norte - Brasília/DF
    Telefone: 61 - 2020 2405 - CEP: 70770-524

URL's

Portal de Serviços do Governo Federal:
http://www.servicos.gov.br

Anexos

Nenhum anexo associado à esta Boa Prática.

Comente essa Prática!

  1. Preencha o formulário.
  2. Clique no botão comentar.
  3. Acesse sua caixa de mensagens e siga as instrucões para confirmar ou cancelar seu comentário.
  4. Após a sua confirmação, o comentário será encaminhado para a moderação.
  5. Ao comentar, o usuário concorda com as Políticas de Uso do sítio.

0 Comentários