Você está aqui: Página Inicial > Sobre o Programa > Estrutura Governo Eletrônico > Comitês Técnicos > Implementação de Software Livre

Implementação de Software Livre

por admin publicado 31/03/2015 13h16, última modificação 25/07/2016 15h28

O Comitê foi criado para promover a capacitação dos técnicos e gestores de TI em software livre, com participação aberta, vínculo com entidades que podem disseminar conhecimento e ações de compartilhamento de informações.

Participantes do Comitê - arquivo em formato .pdf 78 Kb

Comunidades virtuais relacionadas

  • Comunidade PloneGov-Br Um canal de colaboração entre instituições que fazem uso, desenvolvem e incentivam a tecnologia em Software Livre Python/Zope/Plone.
  • Comunidade 4CMBr Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento dos Municípios Brasileiros.
  • Cidades Digitais A nova comunidade do Portal do Software Livre Brasi visa discutir, trocar, propor, relatar experiências sobre uso de tecnologias digitais e outras tecnologias para facilitar a integração e a comunicação entre cidadãos da mesma cidade e de outras localidades nacionais e internacionais.
  • Comunidade Demoiselle A comunidade do Demoiselle Framework compartilha plataforma de desenvolvimento em Java que visa ser o padrão para todas as novas contratações de desenvolvimento de programas do governo federal. Ela garantirá interoperabilidade e facilidade de manutenção dos sistemas de diferentes ministérios e autarquias graças a adoção de padrões abertos.
  • Comunidade CACIC Compartilhamento e discussão de ferramenta capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras.
  • Comunidade OpenACS O Sistema de Arquitetura de Comunidades Aberto é um framework de desenvolvimento Web para construir aplicações que suportam comunidades virtuais.Fornece uma infra-estrutura robusta, construída em cima dos seguindes componentes padrão: a linguagem de programação Tcl, um banco de dados PostgreSQL ou Oracle para armazenar os dados da aplicação, o servidor AOLServer para o serviço HTTP e sistemas operacionais *nix ou Windows.
  • Comunidade Sisau-Saci-Contra Software de atendimento aos usuários, Sistema de gerenciamento de Portais e de controle de acesso.
  • Comunidade SGD O Sistema de Gestão de Demandas foi desenvolvido para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa.
  • Comunidade Sigati O Sigati é uma ferramenta gráfica que consolida em uma única interface a administração de serviços de diretório distribuído baseados no OpenLDAP, permitindo a administração de objetos, partições, réplicas, esquemas e listas de controle de acesso.
  • Comunidade Cocar O Controlador Centralizado do Ambiente de Rede foi desenvolvido pelo DERE com o objetivo de disponibilizar, para todos os escritórios, uma ferramenta para monitoração do tráfego nos circuitos da rede de acesso e fornecer alarmes informativos de queda de performance nestes circuitos com o armazenamento dos dados coletados.
  • Comunidade KyaPanel Sistema de gestão para servidores de e-mail que utilizam Postfix, LDAP e Courier. Também está integrado com o Egroupware quando utilizado com Postgres, permitindo a seleção dos aplicativos disponíveis na mesma interface do KyaPanel. Desenvolvido em camadas, o seu core está desenvolvido em Shell Script e sua interface em PHP, que executa o core através de um daemon próprio o que permite que outras interfaces sejam desenvolvidas sem afetar o comportamento do sistema. Em sua nova série o KyaPanel esta 100% integrado ao LDAP, MySQL e PostgreSQL.
  • Comunidade InVesalius InVesalius é um software público para área de saúde que visa auxiliar o diagnóstico e o planejamento cirúrgico. A partir de imagens em duas dimensões (2D) obtidas através de equipamentos de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, o programa permite criar modelos virtuais em três dimensões (3D) correspondentes às estruturas anatômicas dos pacientes em acompanhamento médico. O software tem demonstrado grande versatilidade e vem contribuindo com diversas áreas dentre as quais medicina, odontologia, veterinária, arqueologia e engenharia.
  • Comunidade Ginga Ginga é a camada de software intermediário (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital de forma independente da plataforma de hardware dos fabricantes de terminais de acesso (set-top boxes).
  • Comunidade e-Proinfo O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - e-ProInfo é um software público, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância - SEED do Ministério da Educação - MEC e licenciado por meio da GPL-GNU, Licença Pública Geral.
  • Comunidade i3GEO Software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e um conjunto de ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda.
  • Comunidade GSAN Sistema integrado de gestão de serviços de saneamento, foi desenvolvido com ferramentas de software livre, de Gerência de Operações Comerciais e de Controle da execução de serviços internos, disponível gratuitamente para prestadores dos serviços de saneamento brasileiros e para atendimento de seus usuários. Pode ser adaptado a empresas de pequeno, médio e grande portes.
  • Comunidade Curupira Solução corporativa em Software Livre, desenvolvida pela equipe da CAIXA, utilizando código aberto e executado sob o sistema operacional Linux, que permite o gerenciamento dos processos de impressão através da gestão racional dos elevados custos, volumes de impressão, insumos, permissões e eficiência do uso em redes corporativas.
  • Comunidade LightBase A solução LightBase é um banco de dados textual multimídia e reúne um ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações e um servidor tridimensional para recuperação textual, possibilitando um rápido acesso a qualquer informação da base de dados. A ferramenta foi disponbilizada em conjunto com o GoldenDoc.
  • Comunidade SAGUI O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela.
  • Comunidade Xemelê Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc.
  • Comunidade WebIntegrator-Produtividade Java WEB Webintegrator é um ambiente de alta produtividade para o desenvolvimento de aplicações Web em plataforma Java, que cria facilidades de uso e acelera o aprendizado técnico dos desenvolvedores.
  • Comunidade i-Educar O i-Educar é um software de gestão escolar. Centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.
  • Comunidade SPED O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos.
  • Comunidade CMS O Controle de Marcas e Sinais é um software que auxilia o registro e consulta por marcas e sinais utilizados por produtores rurais.
  • Comunidade Minuano A Solução de Transmissão de Áudio e Vídeo é um sistema de captura, processamento, compactação e distribuição do sinal digital para a intranet ou Internet, ao vivo e ou download, com foco nas comunicações organizacionais e aplicação para Setor Público, Privado e Governo. Extrema agilidade nas comunicações e informações com drástica redução de custos.
  • Comunidade ASES Ferramenta que permite avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais, sendo de grande valia para os desenvolvedores e publicadores de conteúdo.
  • Comunidade OASIS Software que permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros.
  • Comunidade MDArte O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros.
  • Comunidade Prefeitura Livre solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo.
  • Comunidade Amadeus sistema de gestão de aprendizagem para Educação a Distância baseado no conceito de blended learning, ou seja, uma mistura de aulas a distância com algumas presenciais.
  • Comunidade Banco de Talentos Desenvolvido no intuito de mapear os talentos da Câmara dos Deputados e identificar o potencial humano da Instituição, de modo a facilitar uma análise contínua da evolução funcional, por meio da disponibilização de informações prestadas pelos próprios servidores.
  • Comunidade Apoena Software Livre que surgiu da necessidade de facilitar a Democratização da Informação nos telecentros do Banco do Brasil. A ferramenta elabora Clippings de notícias. Funciona como uma agência de notícias coletando e processando informações de mais de 300 fontes informativas.
  • Comunidade Linux Educacional solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.
  • Comunidade Sistema de Atendimento Gerencia um ambiente de atendimento ao público envolvendo: a emissão da senha, o gerenciamento das mesas de atendimento, o escalonamento das senhas, a chamada das senhas no painel, a avaliação do atendimento realizado e vários outros aspectos.
  • Comunidade Pandorga A distribuição educacional Pandorga GNU/Linux, é uma ferramenta com 120 atividades pedagógicas eficazes no auxílio do ensino infantil e fundamental especialmente em escolas públicas.
  • Comunidade PW3270 O pw3270 é um emulador de terminal 3270 totalmente livre, com recursos avançados e uma interface amigável (elaborada em GTK), comparável às melhores ferramentas do mercado.
  • Comunidade e-cidade Destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.
  • Comunidade SGA LIVRE Através do Sistema de Gerenciamento do Atendimento é possivel gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas.
  • Comunidade REDECA software voltado para o auxílio na formação de redes sociais de proteção à criança e ao adolescente.
  • Comunidade Koruja Mecanismo de automação de coleta de configuração dos recursos tecnológicos (servidores, roteadores, switches, estações de trabalho, etc.) do ambiente de TI sem utilizar agentes (AgentLess) e integrado às funcionalidades de um ambiente de colaboração Wiki.
  • Comunidade Geplanes Software elaborado para atuar na gestão estratégica de empresas públicas ou privadas. É utilizado na fase de elaboração do plano estratégico e na execução das ações.
  • Comunidade GTMigraSL Grupo de Trabalho de Migração para SL do Governo Federal

Diretrizes

  • Priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre
  • Conter o crescimento do legado baseado em tecnologia proprietária
  • Realizar a migração gradativa dos sistemas proprietários
  • Priorizar a aquisição de hardware compatível às plataformas livre
  • Garantir a livre distribuição dos sistemas em software livre de forma colaborativa e voluntária
  • Fortalecer e compartilhar as ações existentes de software livre dentro e fora do governo
  • Incentivar o mercado nacional a adotar novos modelos de negócios em tecnologia da informação e comunicação baseados em software livre
  • Promover as condições para a mudança da cultura organizacional para adoção do software livre
  • Promover capacitação/formação de servidores públicos para utilização de software livre
  • Formular uma política nacional para o software livre
  • Priorizar a plataforma Web no desenvolvimento de sistemas e interfaces de usuários
  • Adotar padrões abertos no desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação e o desenvolvimento multiplataforma de serviços e aplicativos
  • Popularizar o uso do software livre
  • Ampliar a malha de serviços prestados ao cidadão através de software livre
  • Garantir ao cidadão o direito de acesso aos serviços públicos sem obrigá-lo a usar plataformas específicas
  • Utilizar o software livre como base dos programas de inclusão digital
  • Garantir a auditabilidade plena e a segurança dos sistemas, respeitando-se a legislação de sigilo e segurança
  • Estabelecer padrões de interoperabilidade com os sistemas legados baseados em normas abertas