Você está aqui: Página Inicial > Notícias > W3C Brasil divulga finalistas do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Notícias

W3C Brasil divulga finalistas do 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Os projetos vencedores serão conhecidos no dia 03 de dezembro

publicado: 14/11/2013 03h00 última modificação: 17/05/2016 09h44

O W3C - Escritório Brasil anunciou nesta quarta-feira (13) os projetos finalistas da segunda edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web. Entre os 66 trabalhos inscritos este ano, dezenove foram selecionados e estão concorrendo a partir de agora à fase final do prêmio. As categorias são “Pessoas e Instituições”, “Aplicativos e Tecnologias assistivas” e “Projetos Web”, que é dividida em outras três subcategorias.

Os critérios utilizados nas duas primeiras categorias para a seleção dos finalistas foram: relevância, impacto do trabalho na promoção da acessibilidade na web, abrangência, beneficiados, resultados obtidos, acessibilidade do projeto, semântica, códigos de acordo com padrões internacionais, entre outros que constam do regulamento do Todos@Web.

Na categoria “Projetos Web” foi verificado o uso correto dos padrões web, código válido pelas ferramentas automáticas de validação do W3C, acessibilidade do projeto e eliminação de barreiras de acesso ao conteúdo online, dentre outros critérios baseados nas diretrizes de acessibilidade na web do W3C, as WCAG.

De acordo com Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C - Escritório Brasil, “a premiação na categoria ‘Projetos Web’ visa reconhecer trabalhos que levaram em conta a acessibilidade na web, mas não atesta ou afirma que o projeto apresentado esteja totalmente acessível. O objetivo da categoria é reconhecer a iniciativa e o esforço da implementação da acessibilidade nos projetos web”.

A comissão de jurados, composta por representantes do governo Estadual, Municipal e Federal, representantes de instituições para pessoas com deficiência, como AACD e Laramara, pessoas com deficiência e especialistas em acessibilidade, usabilidade e padrões web, avaliou todos os trabalhos e selecionou os melhores de cada categoria. A lista com os finalistas pode ser consultada no link http://premio.w3c.br/finalistas/.

O prêmio Todos@Web reconhece personalidades, organizações, aplicações, projetos e tecnologias que contribuem de forma significativa para tornar o uso da web acessível à pessoas com deficiência permanente ou temporária.

A cerimônia de premiação do Todos@Web será no dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência proclamado pela ONU, no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo/SP. A lista com os vencedores estará disponível na mesma data, no site http://premio.w3c.br/.

A cerimônia será marcante, pois, “queremos colocar a discussão da acessibilidade na web como pauta principal não só do desenvolvimento web no país como nas discussões de políticas públicas em meios eletrônicos. Cada vez mais os serviços estão migrando para a web e essa web tem que ser acessível”, acrescenta Reinaldo.

O 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web é uma iniciativa do W3C - Escritório Brasil, por decisão do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br.