Você está aqui: Página Inicial > Notícias > W3C Brasil anuncia os destaques da 3ª Conferência Web.br

Notícias

W3C Brasil anuncia os destaques da 3ª Conferência Web.br

publicado: 28/09/2012 11h49 última modificação: 20/04/2016 10h48

O W3C Brasil, escritório brasileiro do W3C (World Wide Web Consortium) que atua no País desde 2008 em favor da construção de uma Web para todos, anuncia os destaques da terceira edição de sua Conferência anual. O evento será realizado em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de outubro, e pretende reunir um público interessado em debater e influenciar a evolução das tecnologias Web.

Segundo a organização, os principais objetivos do evento são apontar caminhos e o futuro da Web, delineando suas áreas mais relevantes e discutir como torná-la universal dentro dos princípios do W3C: Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar e em qualquer língua e cultura.

Especialistas brasileiros e estrangeiros falarão sobre temas como o futuro do HTML5 e CSS3, Acessibilidade na Web para pessoas com deficiência, o movimento de Dados Abertos e seus impactos na Lei de Acesso à Informação, Web Semântica e Visualização de Dados.

Um dos destaques da programação fica por conta de Jeanne Holm, Arquiteta do Conhecimento-Chefe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, nos Estados Unidos, em 2010 ela abriu os dados de missões espaciais (http://www.youtube.com/watch?v=WlJCn6n6MTI). É também líder do Grupo de Interesse em Governo Eletrônico do W3C e evangelista do projeto Data.Gov do governo americano, que promove a colaboração entre o público, educadores, desenvolvedores e governos locais e internacionais no uso de dados abertos governamentais.

Também estão confirmadas as presenças de Daniel Filho, programador de Interface Sênior no iG e Edney Sousa (Interney) na mesa “Temos HTML5. E agora?”, sobre os impactos reais da implementação da Open Web Platform em empresas.

Outros destaques da conferência são os principais nomes do desenvolvimento Web no Brasil. Fábio Flatschart oferece uma oficina sobre HTML5 e Marketing Digital, Zeno Rocha lidera o tutorial Open Web Platform, Diego Eis fala sobre “A verdadeira semântica do HTML5”.

Além disso, a conferência abrigará o Decoders W3C Brasil, um evento de colaboração entre hackers (hackathon), que contará com a participação de um capítulo do grupo Hacks/Hackers que lida com jornalismo de dados. O objetivo é produzir código e design com os padrões do W3C fomentando temas como Dados Abertos, Internet Aberta, Data Privacy, Open Data Value Chain, etc. Outro destaque da programação é o compartilhamento das atividades com desenvolvedores do Yet Another Perl Conference (YAPC) e de outras comunidades para desenvolver aplicativos para dados abertos.

Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR