Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vocabulário de Governo Eletrônico simplifica busca de informações pelo cidadão

Notícias

Vocabulário de Governo Eletrônico simplifica busca de informações pelo cidadão

Instrumento facilita gestão de conteúdos em portais governamentais

publicado: 22/10/2015 02h00 última modificação: 31/08/2016 16h35

Para simplificar a busca de informações nos portais e páginas do governo federal, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou, nesta quinta-feira (22), a versão 2.1 do Vocabulário Controlado de Governo Eletrônico (VCGE), com o objetivo de organizar, nos sítios governamentais, os documentos, as bases de dados e as mídias eletrônica publicadas pelos órgãos públicos.

A medida afeta diretamente o cidadão. Quando uma pessoa acessa a internet e quer procurar, por exemplo, uma informação sobre o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e digita “educação”, “educação básica” ou “ensino superior”, a classificação pelo VCGE afeta o resultado e torna o acesso à informação menos complicado.

“É importante utilizar o vocabulário na construção das páginas, pois a padronização gera uma melhoria na gestão dos conteúdos e simplifica o processo de busca”, disse o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

A atualização do VCGE contou com a participação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Controladoria-Geral da União (CGU). A CGU, por exemplo, já utiliza o vocabulário como instrumento de gestão no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC). A versão 2.1 também está alinhada com a proposta de Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.

Em caso de dúvidas sobre a utilização do VCGE, é possível entrar em contato com a equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) pelo seguinte endereço eletrônico: eping@planejamento.gov.br.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.