Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vídeos do NIC.br explicam o universo da Internet

Notícias

Vídeos do NIC.br explicam o universo da Internet

Recursos de animação, áudio e texto contribuem para a aprendizagem de temas complexos

publicado: 19/08/2014 01h00 última modificação: 24/06/2016 09h00

Acessar a Internet não significa saber exatamente como ela funciona. Para esclarecer melhor esse funcionamento e contribuir para a utilização da Internet é que o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) publica em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/user/NICbrvideos) uma série de vídeos didáticos para explicar as particularidades da rede.

Desenhos e textos que dizem respeito ao cotidiano dos usuários são usados para tratar de diversos temas, entre eles, a Internet das Coisas, a importância de utilizarmos a Hora Legal Brasileira nos computadores, o funcionamento do Protocolo Internet (IP), o que são Sistemas Autônomos, BGP e PTTs. O NIC.br já publicou onze vídeos, mas a meta é chegar a 40 ainda em 2014.

O material é licenciado em Creative Commons, passível de livre acesso e distribuição por todos que buscam ampliar os conhecimentos sobre características da Internet – de usuários curiosos a profissionais da área, passando por estudantes e professores. O objetivo inicial foi gerar vídeos que fossem usados como ferramenta complementar a cursos presenciais e à distância promovidos pelo NIC.br.

“Muitas vezes, o estudante ou profissional de redes sabe como configurar um sistema, mas apenas de forma mecânica. Ele não consegue entender muito bem para que aquela tecnologia serve, ou o problema que ela pretende resolver. Gostaríamos de poder ajudar a explicar isso, sem fazer tutoriais extensos e detalhados. Queremos mostrar os conceitos básicos que estão por trás das tecnologias usadas na Internet, e assim, dar mais sentido ao seu uso”, afirma Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br, professor há 20 anos  e um dos autores dos roteiros, locução e ilustrações dos vídeos.

A produção mais recente do NIC.br trata do funcionamento do Sistema de Nomes de Domínios (DNS): Acesso ao Vídeo.

Outros temas já foram abordados, como a necessidade do IPv6, como fazer um bom plano para o endereçamento IP e como são gerados os padrões tecnológicos da Internet. Nos próximos vídeos devem ser tratados a Governança da Internet, a importância de cuidados com a segurança e com o tratamento de incidentes, e como e porque implantar o IPv6 na sua empresa.

Acesse o canal do NIC.br no YouTube e confira a playlist criada com estes vídeos explicativos sobre o universo da Internet: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQq8-9yVHyOZaK8rXJ0S-dui4r_YiXu9s.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Fonte: http://www.nic.br/.