Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Usabilidade de portais públicos é tema de consulta pública

Notícias

Usabilidade de portais públicos é tema de consulta pública

As sugestões para a cartilha de usabilidade podem ser encaminhadas até esta quinta-feira

publicado: 08/06/2010 17h11 última modificação: 21/07/2016 17h31

O Ministério do Planejamento disponibiliza na internet até esta quinta-feira, dia 10 de junho, a consulta pública sobre a Cartilha de Usabilidade em Portais Públicos. O documento traz recomendações descritas de forma prática e aplicável, assim como orientações sobre como realizar testes de usabilidade. Para visualizar o documento e participar com sugestões ou críticas, basta acessar o endereço: https://www.governoeletronico.gov.br/consulta-publica  - link indisponivel

A usabilidade na internet diz respeito à aplicação de técnicas que proporcionem a facilidade de uso dos conteúdos disponibilizados. Assim, busca assegurar que qualquer pessoa consiga usar o sítio e que este funcione da forma esperada pelo cidadão. Além da facilidade de uso dos portais, também visa simplificar o aprendizado dos conteúdos e a memorização de tarefas, entre outros.  

O documento integra o Projeto Padrões Brasil e-GOV que são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Nestes documentos, os profissionais que atuam na área e o cidadão encontram orientações de fácil compreensão e aplicação de boas práticas de comunicação para o meio online, com ênfase na forma de elaborar e incluir conteúdos nos diversos portais públicos.

O projeto Padrões Brasil e-Gov é uma iniciativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. 

Segundo o diretor de Governo Eletrônico da SLTI, João Batista Ferri de Oliveira, a utilização dos Padrões Brasil e-GOV também traz benefícios para o Governo porque permite a diminuição do tempo e do custo de desenvolvimento e manutenção das páginas, bem como a melhoria da qualidade da comunicação com a sociedade. Além disso, salientou o diretor, as recomendações podem ser implementadas também por estados e municípios.


Consulta pública

Sugestões para a consulta pública sobre a cartilha de usabilidade também serão aceitas via fax: (61) 3322-1393; por e-mail: govbr@planejamento.gov.br;  ou por carta ao endereço:  Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 319, CEP:70046-900.