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Treinamento sobre pontos de função capacita 200 servidores públicos

Objetivo foi sanar dúvidas relativas a contratos de desenvolvimento e manutenção de softwares no governo federal

publicado: 17/06/2016 20h58 última modificação: 21/06/2016 12h35
Sanar dúvidas e orientar servidores dos 224 órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) sobre contratos de desenvolvimento e manutenção de softwares no governo federal. Este foi o objetivo da III Oficina de Análise de Pontos de Função, realizada na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
 
O treinamento contou com a participação de cerca de 200 servidores, sendo 60 presenciais e 140 pela internet. Para o secretário adjunto da Secretária de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira, é necessário que essas capacitações alcancem os órgãos do Sisp sediados em outros estados e não apenas os que se encontram em Brasília. Por isso houve a possibilidade da realização do curso também via web.
 
Ao falar da importância do treinamento, Siqueira ressaltou que o desenvolvimento de software é um grande desafio para as organizações. “Além disso, oficinas como essa auxiliam na qualificação dos gastos do governo”, acrescentou. A análise de pontos de função é uma técnica para medir projetos de desenvolvimento de software. O objetivo é estabelecer uma medida de tamanho, considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.
 
Raul Antunes, servidor da Dataprev, acredita que a oficina auxiliará a nortear o trabalho desenvolvido na contratação de softwares, prevenindo possíveis falhas de contagens de pontos de função. “A capacitação é importante para evitar conflitos entre contratado e contratante”, disse.