Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tramitação digital de documentos entre órgãos começa em julho de 2016

Notícias

Tramitação digital de documentos entre órgãos começa em julho de 2016

Inovação foi anunciada em fórum de TIC dos Institutos Federais

publicado: 07/04/2016 01h00 última modificação: 20/04/2016 11h05

A solução de Barramento do Processo Eletrônico Nacional (Barramento PEN) será implantada em julho de 2016. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (6) pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), durante o 1° Fórum de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos Institutos Federais, em Brasília. A ferramenta permitirá a tramitação digital de documentos entre diferentes órgãos.

“Esta solução de integração vai permitir ao Instituto Federal de Brasília tramitar documentos digitalmente para o Ministério da Educação”, exemplificou o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira, que informou ainda que o Barramento PEN será entregue no modelo de computação em nuvem.

O Barramento PEN é uma das ações do MP para auxiliar os órgãos a atenderem o estabelecido pelo Decreto n° 8.539/2015. A norma estabelece prazo de dois anos para os órgãos da Administração Pública Federal (APF) implantarem o processo eletrônico na tramitação de documentos.

PEN

A nova solução de barramento faz parte dos projetos para implantar o PEN no governo. As outras duas iniciativas são o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Protocolo Integrado.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.