Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Técnicos discutem soluções para a área de sistemas

Notícias

Técnicos discutem soluções para a área de sistemas

Depois de diagnóstico, normas devem mudar até o final deste ano

publicado: 15/09/2016 12h07 última modificação: 15/09/2016 12h07

Como pensar a tecnologia da informação para impulsionar a administração pública? A pergunta já motivou cinco oficinas com técnicos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

Nesta terça-feira, 13, eles estão reunidos na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para discutir um diagnóstico feito a partir dos outros quatro encontros. Juntos, os técnicos levantaram os principais problemas que enfrentam no cotidiano da área de sistemas em situações como planejamento, contratações e engenharia de softwares, alinhamento ao planejamento estratégico, entre outros.

Até o final deste ano, o trabalho deve render novas normas e orientações que serão lançadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (STI/MP). 

“Levantamos 180 problemas que enfrentamos na área de sistemas e os compilamos em 37 questões gerais. Teremos outras duas oficinas antes de propor soluções”, explicou Maurício Lacerda, gerente do Grupo Técnico de Sistemas do Sisp.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos 220 órgãos do Sisp é o compartilhamento de soluções.  Além de orientar os gestores e técnicos da área, as oficinas ajudam a gerar familiaridade e sinergia entre eles.

Recentemente, foi lançado o Guia de Governança de TIC do SISP, que apresenta práticas de governanças de TIC e condicionantes para implementação efetiva das práticas.

Acesse o Guia de Governança

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.