Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suíte VLibras está entre “As 100 + Inovadoras no Uso de TI”

Notícias

Suíte VLibras está entre “As 100 + Inovadoras no Uso de TI”

Conjunto de softwares foi premiado durante o IT Fórum Expo, em São Paulo

publicado: 14/11/2016 11h33 última modificação: 14/11/2016 11h33

A Suíte VLibras foi premiada na noite de terça-feira (8), durante o IT Fórum Expo, em São Paulo. O projeto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ficou em 3º lugar na categoria “Setor Público” e em 18º lugar na classificação geral do Prêmio IT Fórum. Cem ações inovadoras, divididas em 20 categorias, foram premiadas.

“Este prêmio é o resultado do esforço do Ministério em incluir pessoas com deficiência”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. “A Suíte VLibras beneficia mais de 9 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva”.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de julho de 2015) determina a acessibilidade digital de todos os sítios do governo.

Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas Web em sua língua natural de comunicação.

Entre os benefícios do software público estão o dicionário contendo mais de 13 mil termos, a criação e validação de sinais a partir da WikiLibras e a tradução de vídeos digitais pela ferramenta Vlibras-Vídeo para a língua de sinais.

A Suíte VLibras está disponível no Portal do Software Público (SPB), na Apple Store e na Google Play.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão