Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Suíte VLibras e ASES Web são finalistas do Prêmio Todos@Web

Notícias

Suíte VLibras e ASES Web são finalistas do Prêmio Todos@Web

Cerimônia de premiação será durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016

A Suíte VLibras e o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES WEB) são finalistas da 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade Todos@Web. As duas ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) concorrerão na categoria de “Aplicativos / Tecnologias Assistivas”. A cerimônia de premiação será realizada durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, nos dias 14 e 15 de setembro. As experiências classificadas para a fase final da iniciativa foram divulgadas nesta segunda-feira (15).
publicado: 16/08/2016 16h02 última modificação: 22/08/2016 17h11
A Suíte VLibras e o Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES WEB) são finalistas da 4ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade Todos@Web. As duas ações do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) concorrerão na categoria de “Aplicativos / Tecnologias Assistivas”. A cerimônia de premiação será realizada durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, nos dias 14 e 15 de setembro. As experiências classificadas para a fase final da iniciativa foram divulgadas nesta segunda-feira (15).
 
Não há como pensar em um Brasil 100% digital sem refletir sobre a inclusão de pessoas com deficiência na web. Ter duas experiências como finalistas neste prêmio demonstra o quanto o governo federal trabalha para construir um país mais igual e democrático”, disse Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP.
 
Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto. As soluções contribuem para reduzir as barreiras de comunicação e promovem o acesso de pessoas surdas aos conteúdos em computadores, dispositivos móveis e plataformas Web em sua língua natural de comunicação. A Suíte VLibras é uma parceria do MP com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
 
Já o ASES Web permite avaliar a acessibilidade de páginas da internet, conforme os critérios estabelecidos pelo Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). O software é uma parceria do MP com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A solução, que avalia páginas online e salvas no computador, utiliza em suas avaliações ferramentas homologadas pelo W3C (Avaliador de Sintaxe HTML e CSS) e gera o resultado da avaliação nos formatos PDF e HTML.
 

Ao todo, 14 experiências são finalistas do Prêmio Todos@Web. As ações estão divididas em quatro categorias: Projetos Web Governamentais, Projetos Web Sociedade, Aplicativos/Tecnologia Assistiva e Pessoas/Instituições. A premiação é uma iniciativa promovida pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web em conjunto com o W3C Brasil. 

Acesse a 
página do concurso e conheça os classificados para a fase final.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.