Você está aqui: Página Inicial > Notícias > STI apresenta a institutos e universidades federais plano para digitalizar serviços públicos

Notícias

STI apresenta a institutos e universidades federais plano para digitalizar serviços públicos

Plano permitirá aos cidadãos resolver problemas a partir do celular

publicado: 02/05/2016 01h00 última modificação: 20/05/2016 15h55

Os desafios para um Brasil Digital foram destaques em palestras, transmitidas por videoconferência, promovidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) com gestores de Tecnologia da Informação (TI) das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que reúne os institutos e as universidades federais brasileiras. Participaram, ainda, da reunião, nesta segunda-feira (2), representantes do Ministério da Educação, que também faz parte dos órgãos que compõem o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

O secretário adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação do MP, Fernando Siqueira, propôs aos participantes da reunião, que os órgãos adaptem os seus planos diretores de TI (PDTI), ao que está previsto na Estratégia de Governança Digital (EGD). “O mundo está funcionando em rede, estamos na era do compartilhamento, e com o advento da EGD, propomos que os órgãos adaptem os seus planos diretores de TI ao que preconiza esta estratégia, pois trabalhamos rumo a um governo 100% digital para que, em um futuro próximo, o cidadão consiga resolver suas demandas pelo celular”, disse.

Os temas centrais do encontro foram inciativas transversais em curso envolvendo todos os órgãos do SISP: serviços públicos digitais, dados abertos, computação em nuvem e implantação do IPV6, novo protocolo da internet que deverá ampliar o acesso dos usuários à rede.

Sobre a EGD

O documento estabelece os objetivos estratégicos, metas, indicadores e inciativas para a TI dar suporte às atividades-fim dos órgãos no âmbito da Política de Governança Digital, criada pelo Decreto nº 8.638 em 18 de janeiro de 2016.

Além da prestação de serviços de forma digital, são pilares da estratégia o estímulo à participação da sociedade nas políticas públicas e a ampliação do acesso à informação. A EGD promove, por exemplo, a publicação de informações em formato aberto no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br) e unificação dos serviços públicos do governo federal no portal de serviços (serviços.gov.br).

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.