Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Software Público vai apoiar FLISOL em 2013

Notícias

Software Público vai apoiar FLISOL em 2013

publicado: 31/07/2012 09h36 última modificação: 20/04/2016 10h18

Foto da reunião do FLISOL em 2012

O diretor de sistemas de informação do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe, anunciou durante o Fórum Internacional de Software Livre que o Portal do Software Público vai apoiar a edição brasileira do FLISOL em 2013. O FLISOL é o maior evento de instalação e disseminação de Software Livre da América Latina, pois é realizado simultaneamente em diversos países, estados, municípios e cidades.

A intenção do Portal do SPB é auxiliar no alcance da meta de atingir cem cidades no Brasil e também fortalecer o tema do software público durante o FLISOL. Corinto Meffe disse durante a reunião conjunta, que o Ministério do Planejamento participa desde a primeira edição organizada na cidade de Brasília e que existe o interesse das comunidades do software público em participar mais ativamente do evento. Para Meffe, a ação conjunta vai proporcionar uma relação ganha/ganha para as duas iniciativas.

De acordo com o professor Ronald Costa, coordenador do FLISOL-DF 2012, a meta de atingir 100 novas cidades para o evento em 2013 está mais próxima depois da parceria firmada com o Ministério do Planejamento. É uma estrada de dupla direção, disse Ronald, pois o FLISOL pode colaborar com a divulgação das soluções do portal do Software Publico e, por meio do ambiente de municipios 4CMBr, a SLTI pode ajudar o FLISOL a divulgar o evento nas cidades que já fazem parte do portal SPB.

O FLISOL terá uma trilha facultativa do SPB e cada organização local será livre para adicioná-la em sua programação. A reunião contou com representantes de cidades do Brasil que organizam o FLISOL e a proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes. Meffe disse ainda que não se trata de uma relação impositiva, pois todas as regras definidas pelo FLISOL serão respeitadas pelo Portal SPB.

O encontro comunitário do FLISOL durante o FISL 13 foi bastante produtivo. A coordenação brasileira e os coordenadores de diversas cidades tiveram a oportunidade de trocar experiências e debater as metas para 2013. Outra parceria importante é uma trilha educacional para o FLISOL na tentativa de envolver educadores com o tema Software Livre, aproximando ainda mais as instituições de ensino da programação do evento.

O FLISOL vai se reunir novamente no LATINOWARE 2012 para avançar ainda mais na preparação e organização do evento em 2013.

Fonte: Portal do Software Público Brasileiro