Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Software Público e Guia de Serviços são destaques em conferência internacional

Notícias

Software Público e Guia de Serviços são destaques em conferência internacional

Ações do Planejamento serão apresentadas durante X Conferência Latino-americana de Software Livre

publicado: 16/10/2013 01h00 última modificação: 12/05/2016 16h26

Brasília, 16/10/2013 – As perspectivas do Portal do Software Público Brasileiro (SPB) e as novidades do Guia de Serviços serão apresentadas pelo Ministério do Planejamento (MP) durante a X Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware 2013). O evento, que começa nesta quarta-feira, 16, em Foz do Iguaçu, reúne estudantes, professores, pesquisadores e especialistas com a proposta de ampliar os debates relacionados ao acesso às diferentes ferramentas de Tecnologia da Informação que possuam código aberto.

O SPB foi criado em abril de 2007 para compartilhar programas de computador de interesse público. Assim, o governo federal trata as soluções como um bem público, sem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. O portal possui hoje 65 softwares que podem ser utilizados por qualquer cidadão brasileiro e também por órgãos públicos, estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.

Durante o evento, o diretor do Departamento de Sistema de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (DSI/SLTI), Luis Felipe Coimbra Costa, apresentará o contexto do portal: o começo, onde estamos e o futuro que se define. Além disso, o diretor palestrará sobre o processo de participação da sociedade no desenvolvimento do Novo Portal do Software Público Brasileiro. A palestra ocorre na tarde desta quarta-feira.

Guia de Serviços

No último mês, a SLTI apresentou as novidades do Guia de Serviços no contexto de lançamento do Gabinete Digital pela Presidência da República. A proposta é padronizar as interfaces e integrar as formas de relacionamento com a sociedade. O guia é um ambiente centralizado de informações sobre serviços públicos, onde os cidadãos e as empresas podem buscar as informações necessárias para a realização de qualquer serviço.

A apresentação do guia na Latinoware 2013 será realizada na próxima sexta-feira, 18, às 10h, pelo diretor do Departamento de Governo Eletrônico (DGE), João Batista Ferri de Oliveira.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.