Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sociedade participa de elaboração de documento eletrônico

Notícias

Sociedade participa de elaboração de documento eletrônico

Consulta pública para a elaboração da versão 2.0 do Vocabulário Controlado de Governo Eletrônico (VCGE) está aberta até 27 de setembro

publicado: 15/08/2013 01h00 última modificação: 12/05/2016 16h30

Brasília, 15/08/2013 - Os interessados em participar da consulta pública para a elaboração da segunda versão do Vocabulário Controlado de Governo Eletrônico (VCGE) têm até o dia 27 de setembro para emitir a sua opinião. O VCGE serve para ordenar as informações governamentais, sendo utilizado em documentos, bases de dados e portais, por exemplo. O vocabulário possui dois objetivos, ser uma interface de comunicação com os cidadãos e uma ferramenta de gestão pública. A consulta está disponível no Portal de Governo Eletrônico (gov.br), gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP).

Um exemplo da utilização do vocabulário está no Sistema de Informação ao Cidadão da Controladoria Geral da União (SIC/CGU). Todas as demandas da sociedade após a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (LAI) foram classificadas com a utilização do VCGE. “Esse uso é relevante não apenas porque atingiu todos os órgãos do poder executivo, mas porque confirmou o uso do vocabulário como forma de comunicação com o cidadão”, explica Luis Felipe Coimbra Costa, diretor do departamento de sistemas de informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

As mudanças no VCGE irão além de incluir novos termos. De acordo com a equipe técnica da SLTI, o vocabulário será todo reformado e terá novas regras de atualização, numeração e versão. Para participar, é necessário que os interessados acessem a página da consulta no gov.br.

A previsão de lançamento da versão 2.0 é outubro de 2013.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.