Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SLTI vai ampliar debate sobre Governo Eletrônico

Notícias

SLTI vai ampliar debate sobre Governo Eletrônico

publicado: 25/10/2011 11h16 última modificação: 20/04/2016 09h56

Brasília, 25/10/2011 - Com o intuito de planejar e articular uma conferência sobre Governo Eletrônico no próximo ano, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) promoveu, nesta terça-feira, 25, durante o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, uma pré-conferência sobre o tema.

A proposta é estimular gestores municipais, usuários e desenvolvedores de Tecnologia da Informação (TI) a refletirem sobre o que deve ser debatido na conferência e também buscar subsídios para a melhoria do programa brasileiro.

Para o diretor de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), João Batista Ferri de Oliveira, a Pré-Conferência Nacional de Governo Eletrônico é uma oportunidade para os participantes ampliarem o seu conhecimento sobre a área. "Este é o momento de esclarecimento e proposições para a realização da conferência em 2012", disse Batista.

O representante da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), Paulo Coelho, defende as seguintes questões como fundamentais para a conferência do próximo ano: desenvolvimento cooperado, utilização de dispositivos móveis e redes sociais, transparência, interoperabilidade e democratização do acesso à internet.

Para o professor Eduardo Diniz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a fundamentação de Governo Eletrônico passa por aspectos como a transparência, eficiência, interatividade, inclusão digital, marco legal e integração de sistemas.

Diniz ressalta que devemos tentar entender o que significa pensar no processo de governança via canais eletrônicos. "A gente tem de pensar o e-Gov não como uma atividade, mas como um processo, pensado em conjunto", explica.

ATIVIDADES PARALELAS

Além da Pré-Conferência em Governo Eletrônico, o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, que está sendo realizado até a próxima quinta-feira, 27, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, engloba outros cinco eventos.

São eles o 2º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios; 2º Encontro Nacional de Qualidade de Software; 1º Encontro de Governança em Tecnologia da Informação; 1º Encontro Nacional de Dados Abertos; e 2º Encontro Nacional do Software Livre.

Confira a programação completa.

Fonte: Site do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.