Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SLTI promove curso para reforçar comunicação com a sociedade

Notícias

SLTI promove curso para reforçar comunicação com a sociedade

publicado: 28/09/2010 12h19 última modificação: 20/04/2016 09h30

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) realiza até a próxima quinta-feira curso para reforçar a capacitação de 30 analistas de sistemas do governo federal que atuam na área de desenvolvimento de conteúdos e publicações para web. O objetivo é potencializar e tornar mais transparente os dados e informações do setor público disponíveis na internet, de forma a melhorar a comunicação com a sociedade.

Este é o primeiro encontro sobre o tema feito em parceria com a W3C, entidade que define os padrões da web no mundo. O curso será ministrado pela especialista da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Karin Breitman.

O Padrão de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), que é responsável pela definição e aplicação de um conjunto mínimo de especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços governamentais, terá destaque no encontro. “Vamos preparar os analistas para o desenvolvimento de sítios e portais web, alinhado a uma política que possibilite maior interação com a sociedade, a exemplo de países como Estados Unidos e Reino Unido, que já publicam dados na internet em formato aberto”, esclarece a secretária da SLTI, Glória Guimarães.

Segundo ela, a idéia é também formar uma rede de interlocutores e multiplicadores para os debates sobre este assunto. No último dia do encontro está programada oficina para o planejamento de publicação de dados na internet. Serão discutidas questões organizacionais, legais e técnicas. “Será o momento em que os participantes terão oportunidade de pôr em prática o que foi visto nos dias do curso e planejar como a aprendizagem será aplicada em seus órgãos de origem”.

Esse treinamento marca, ainda, o inicio de parceria com a Universidade Corporativa dos Correios na criação de uma rede de colaboração para formação em TI. Outras turmas deverão ser formadas até o final do ano.