Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SLTI apresenta Plano de Trabalho para o Processo de Software do SISP

Notícias

SLTI apresenta Plano de Trabalho para o Processo de Software do SISP

publicado: 27/01/2012 17h56 última modificação: 20/04/2016 10h06

Durante o ano de 2010, o Núcleo de Padronização Tecnológica da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento identificou, por meio de uma série de pesquisas junto aos órgãos integrantes do SISP, as principais demandas desses órgãos com relação às necessidades de padronização de seus processos de aquisição e desenvolvimento de software. Com base nestas pesquisas e nos processos já existentes nos diversos órgãos do governo federal, foi iniciado o plano de trabalho que gerou o documento "Plano do Processo de Software para o SISP", coordenado pelo Núcleo de Padronização Tecnológica com a colaboração das várias diretorias da SLTI.

O "Plano do Processo de Software para o SISP", hoje disponibilizado a todos os órgãos do SISP, prioriza a busca de soluções que serão pensadas de forma colaborativa, usando componentes tecnológicos que poderão atender ao maior número possível de órgãos do governo e que possam ser reaproveitados em novas soluções. Levando em conta as leis e instruções normativas existentes, o "Processo de Software para o SISP" busca melhorar a maneira pela qual as soluções já disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro e no Catálogo de Software do SISP são levadas em conta quando do atendimento às necessidades de informatização dos órgãos.

O Processo de Software do SISP não tem a pretensão de ser uma doutrina para a aquisição ou desenvolvimento de software, mas sim uma orientação quanto às práticas para esta aquisição ou desenvolvimento, em grande parte já baseada em processos que foram levantados nos próprios órgãos pesquisados e outras que são padrão, de fato, de mercado. Além disto, o próprio documento não deve ser considerado um trabalho final, mas sim algo que é constantemente aprimorado com a colaboração de todos.

Os usuários do portal do SISP têm acesso ao "Processo de Software do SISP" e a "wiki" (documento colaborativo online) que o complementa no endereço: sisp.gov.br/dotlrn/clubs/gestodetisisp/file-storage/view/sisp/Plano_de_Trabalho_do_PSW-SISP-V1%2e08%2epdf.

Fonte: Portal do SISP