Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistemas financeiros estaduais serão integrados à ferramenta federal

Notícias

Sistemas financeiros estaduais serão integrados à ferramenta federal

Oficina detalha integração a técnicos de seis estados

publicado: 12/02/2014 03h00 última modificação: 12/05/2016 15h24

Brasília, 12/02/2014 - Representantes dos governos estaduais do Amapá, Bahia, Rio de Janeiro Rio Grande do Sul e Santa Catarina e do Distrito Federal vieram à sede da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), em Brasília. Amanhã e sexta-feira, os técnicos estaduais participam de um workshop sobre a integração do Sistema do Convênio e Contratos de Repasses (Siconv), com os Sistemas Orçamentários e Financeiros dos estados e do DF. Também participam do evento, representantes do Serviço de Processamento de Dados do governo federal (Serpro), responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema.

Atualmente, a gestão orçamentária e financeira dos estados é feita por meio de sistemas próprios e independentes que tem como base o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), customizado para atender os estados e municípios. A intenção é integrar os sistemas estaduais ao Siconv, ferramenta utilizada pelo governo federal para gerenciar a realização de convênios, contratos de repasse e termos de parceria.

"Um dos assuntos que vamos tratar nesse encontro é a ordem bancária de transferência voluntária (OBTV), uma nova ferramenta que aumenta a transparência e o controle social dos gastos públicos", explicou José Antonio de Aguiar Neto, diretor substituto do Departamento de Transferências Voluntárias da SLTI.

Pela OBTV, o pagamento da despesa do convênio é feito diretamente na conta corrente do beneficiário final da despesa de forma virtual, o que garante a transparência, publicidade dos dados e maior controle social. O pagamento eletrônico só é realizado se todas as etapas da despesa forem registradas no Sistema, a saber: registro do processo de compras, do documento de liquidação e pagamento. Desta forma é possível se realizar o acompanhamento on-line de todos os pagamentos de um determinado convênio.

Mais informações sobre o Siconv podem ser acessadas na página eletrônica do sistema, www.convenios.gov.br.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão