Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema paulista permite localização de ônibus em tempo real

Notícias

Sistema paulista permite localização de ônibus em tempo real

Projeto permite ao cidadão planejar o uso do transporte público

publicado: 21/11/2013 03h00 última modificação: 12/05/2016 16h24

Brasília, 21/11/2013 – Em São Paulo, é possível saber a localização de um ônibus a cada 85 segundos. Também já foi disponibilizado para os cidadãos quando o veículo de transporte público deve passar pelo ponto, a velocidade do trajeto e ainda o tempo de viagem nos principais corredores da cidade. Este é o Projeto Olho Vivo, da São Paulo Transportes (SPTrans), que foi apresentando na tarde desta quinta-feira, 21, durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos.

Desenvolvido a partir de dados abertos, o projeto é uma das ações da SPTrans com o tema. A empresa também já divulgou nesse formato o horário programado das partidas dos ônibus, linhas disponíveis, pontos espalhados pela cidade, frota por empresa e as multas de cada veículo.

O diretor da SPTrans, Ciro Biderman, explica que o projeto de ampliação da divulgação de dados abertos existe desde o começo do ano. “O projeto teve uma grande resistência dentro da empresa em seu início, mas ganhou projeção após as manifestações de junho”, relatou, referindo-se aos apelos por melhores serviços de transportes ocorridos na cidade.

Durante o painel “Casos Locais: Abertura nos Estados e Municípios” também foram apresentadas experiências de Alagoas, Minas Gerais e de Recife. O debate continua nesta sexta-feira, 22. Na ocasião serão apresentadas as ações da Câmara Municipal e Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O 2º Encontro Nacional de Dados Abertos é promovido pelo Ministério do Planejamento em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil). Mais informações na página do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, orçamento e Gestão.