Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores são capacitados a utilizar Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Servidores são capacitados a utilizar Portal do Software Público Brasileiro

Oficina foi realizada em parceria com a Enap

publicado: 28/10/2015 02h00 última modificação: 20/04/2016 11h07

Aprimorar o conhecimento sobre a nova plataforma do Portal Software Público Brasileiro (SPB) foi objetivo da ‘Oficina – desenvolvimento colaborativo usando as ferramentas do Novo Portal do Software Público Brasileiro: Git/GitLab e Noosfero’ realizada nesta quinta-feira (29), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capacitação, promovida pela escola em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), foi destinada a servidores e prestadores de serviços da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, valoriza e defende as buscas contínuas de inovações institucionais em prol da eficiência e qualidade da administração federal. “Para qualificar a gestão pública, o compartilhamento de informações é fundamental para que a sociedade civil participe da provisão competitiva e experimentalista dos serviços públicos”, afirmou.

O uso do portal permite compartilhar soluções que podem ser úteis aos órgãos públicos e à sociedade. O sítio possibilita ainda a redução de custos, o aprimoramento dos aplicativos disponibilizados e a qualificação dos serviços públicos, consequentemente, melhorando o atendimento aos cidadãos.

Leonardo Valério, servidor do Conselho Federal de Enfermagem (Confen), disse que iniciativas como esta facilitam o dia a dia da gestão pública. De acordo com Valério, a oficina proporcionou uma melhor compreensão da plataforma. “A minha ideia aqui é poder resgatar conhecimentos e descobrir o que há de novo no portal”, afirma.

Já para Danilo Alves, servidor da Universidade de Brasília (UnB), a capacitação é uma forma de incentivo aos profissionais de TIC. Segundo relatou, a disseminação do conhecimento traz o domínio necessário no desenvolvimento de soluções para a administração pública. “Meu objetivo é entender como funciona a plataforma e aplicar esse conhecimento no cotidiano”, declara.

O trabalho de desenvolvimento do novo sítio começou em 2013, em uma parceria do MP com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). O trabalho das três equipes foi baseado nas contribuições sugeridas pela sociedade. A nova plataforma consiste em sistemas de controle de versão e de monitoramento da qualidade do código-fonte. O projeto, desenvolvido aplicando métodos ágeis, foi pensado para contemplar ferramentas e para a promover a colaboração e interação nas comunidades.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.