Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam do 3º Seminário de Dados Abertos no RJ

Notícias

Servidores participam do 3º Seminário de Dados Abertos no RJ

Capacitação é voltada para servidores de órgãos públicos federais na capital fluminense

publicado: 22/02/2017 09h36 última modificação: 22/02/2017 09h36

Gestores e servidores públicos de 38 órgãos localizados no Rio de Janeiro participam, nesta terça-feira (21), do 3º Seminário de Dados Abertos. O objetivo do evento organizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) é orientar sobre a Política de Dados Abertos do Governo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, e também sobre a elaboração dos Planos de Dados Abertos (PDA). O seminário acontece no Centro de Disseminação de Informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na capital fluminense.

“Além de ser fundamental para avançarmos nos compromissos de transparência, a Política de Dados Abertos está alinhada com o desenvolvimento tecnológico e das ferramentas de análise de dados. Quanto mais dados o governo disponibilizar, mais estará incentivando o uso inteligente destas informações”, disse a coordenadora-geral de Dados e Serviços Públicos Digitais da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Elise Gonçalves.

A STI é a responsável pela coordenação da Política de Dados Abertos por intermédio da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (Inda). “O trabalho para auxiliar na construção dos PDAs tem o objetivo de garantir a sustentabilidade, perenidade, atualização e catalogação das informações no site dados.gov.br”, explicou Gonçalves.

Os dados são abertos quando disponibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas. Segundo a coordenadora-geral, existe um público consumidor potencial para os dados abertos, como pesquisadores, empresários, jornalistas, consultores e a sociedade em geral, que será beneficiada pelo desenvolvimento de novos serviços públicos desenvolvidos a partir da cultura de dados abertos.

O evento conta com a colaboração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e também com o apoio do Banco Central do Brasil (BCB) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

Curso a distância

Estão abertas as inscrições para o Curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos. A capacitação é voltada preferencialmente para servidores públicos envolvidos com atividades de Tecnologia da Informação (TI), Dados Abertos, monitoramento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Os interessados em participar da formação a distância devem se inscrever até 23 de março.