Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores participam de curso sobre o uso do Protocolo de Internet

Notícias

Servidores participam de curso sobre o uso do Protocolo de Internet

Até 2018, órgãos devem migrar do IPv4 para o IPv6

publicado: 20/01/2016 03h00 última modificação: 20/07/2016 17h07

Representantes de 19 órgãos públicos participam até a próxima quinta-feira (21) de curso sobre o Protocolo de Endereçamento de Internet na versão 6 (IPv6) no 7º Centro de Telemática de Área do Exército, em Brasília. A capacitação faz parte do Plano de Disseminação do Uso do IPv6 para os órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). O objetivo da ação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) é auxiliar os órgãos na transição do IPv4 para o IPv6.

Uma das funcionalidades do protocolo de internet é identificar, por meio de números, os usuários da rede mundial de computadores. O aumento na utilização de smartphones e tablets, por exemplo, gera novos usuários, o que consome os endereços IP. Desde 2014, os endereços de IPs na versão 4 estão esgotados.

"É uma transição fundamental para continuar mantendo o avanço e a melhoria dos serviços. Não vamos mais ter o problema de escassez de IP e não vai comprometer o nosso serviço”, afirma Rogério Fernandes Pereira, coordenador de Infraestrutura Tecnológica do Ministério da Cultura (MinC). O coordenador é um dos 34 alunos do curso.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) elaborou o plano de disseminação em novembro de 2014. O objetivo foi evitar problemas no fornecimento de serviços eletrônicos na administração pública federal e ampliar a segurança na internet. A migração de todos os 224 órgãos do Sisp deve ocorrer até setembro de 2018.

Para alcançar este resultado, foram criadas oito metas semestrais para as entidades públicas migrarem para o IPv6. A STI divulgará o terceiro relatório de avaliação da implantação do IPv6 em abril. O documento mostra quais órgãos do Sisp estão aderentes às metas das Etapas do Plano de Disseminação do Uso IPv6.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.