Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da CGU conhecem o Sistema Eletrônico de Informações

Notícias

Servidores da CGU conhecem o Sistema Eletrônico de Informações

Software será implantado no órgão em 1º de julho

publicado: 26/06/2015 01h00 última modificação: 17/05/2016 15h26

Os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) conheceram, nesta sexta-feira (26), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O software utilizado para a tramitação eletrônica de documentos será implantado na CGU a partir de 1ª de julho. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a solução é cedida gratuitamente para os órgãos públicos do Executivo Federal. Esse processo de cessão é coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Carlos Higino, secretário-executivo da CGU, disse que a adesão a esse sistema faz parte de um esforço de melhorias no trabalho dentro do órgão. Segundo Higino, é preciso que os órgãos utilizem métodosque facilitem o cotidiano dos servidores. “É interessante o uso de uma ferramenta desse patamar, que facilitará a informatização dos processos e uniformizará o sistema da administração pública”, afirma.

O uso do SEI possibilita mais agilidade na tramitação de processos administrativos e contribui para a economia dos recurso públicos. De acordo com Vânia Vieira, chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão (Asege) do MP, o Ministério das Comunicações (Minicom), um dos primeiros órgãos a implementar a ferramenta, teve uma economia de R$ 500 mil reais nos gastos com aluguel de impressoras e impressão em 2014.

Além do MP e do Minicom, os ministérios da Justiça, Comunicações e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estão entre as entidades públicas que já utilizam o sistema. Mais de 100 órgãos já manifestaram o interesse em aderir ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) e utilizar o SEI.

Na CGU, o uso do software entrará em produção a partir do próximo mês. A migração para a ferramenta será gradual, pois o órgão continuará a utilizar o Sistema de Informações Gerências (SIG), antigo sistema. No período de adaptação, a instituição promoverá capacitações para os servidores a fim de disseminar o uso do SEI.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.