Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da Aneel conhecem Política de Dados Abertos

Notícias

Servidores da Aneel conhecem Política de Dados Abertos

Planejamento participa de seminário na agência para divulgar o tema

publicado: 29/08/2016 00h00 última modificação: 06/09/2016 15h28
Servidores públicos participaram hoje (29) do Seminário de Implementação da Política de Dados Abertos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo do evento foi conscientizar os participantes sobre a execução do Plano de Dados Abertos (PDA) da agência. Entre as informações que serão divulgadas pela Aneel até o fim de 2017, em formato aberto, estão os de geração de energia, consumo, a fonte de energia mais utilizada e as concessionárias de distribuição.
 
A Aneel tem uma preocupação em se manter na vanguarda em termos de transparência. E enxergamos a implementação da política de Dados Aberto como um aprofundamento”, afirma Alexandre Gouveia, secretário-geral adjunto da Aneel. Segundo Gouveia, a agência pretende divulgar em formato aberto todas as informações publicadas trimestralmente no Boletim de Informações Gerenciais. “A intenção é trabalhar com o banco de dados que forma este boletim e divulgar tudo isto de forma aberta”, complementa.
 
Para a coordenadora-geral de Dados e Serviços Públicos Digitais do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Elise Gonçalves, o seminário foi importante para apresentar aos servidores o que são dados abertos. De acordo com a coordenadora, os dados são abertos quando podem ser tratados e trabalhados por pessoas e máquinas, permitindo que qualquer cidadão possa livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar a sua autoria.
 
“Quando os dados estão abertos e disponíveis, os cidadãos podem criar diversos usos e até aplicativos”, explica a coordenadora-geral. Segundo Elise Gonçalves, o setor elétrico é um dos mais importantes da economia brasileira. “São diversos dados para analisarmos, como indicadores, a qualidade, a satisfação com serviços e a realidade das tarifas do setor elétrico. Então, a transparência nesta área só traz benefícios”, complementa.
 
Política

A Política de Dados Abertos do Governo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de maio de 2016. De acordo com a norma, todos os órgãos do governo federal devem publicar um PDA e divulgar as informações no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). O sítio gerenciado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) conta atualmente com 1.124 conjuntos de dados em formato aberto.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.