Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores conhecem nova versão do Portal do Software Público Brasileiro

Notícias

Servidores conhecem nova versão do Portal do Software Público Brasileiro

Planejamento realiza oficina com órgãos do Sisp

publicado: 23/10/2015 02h00 última modificação: 20/04/2016 11h08

Servidores e gestores públicos da área de Tecnologia da Informação (TI) conheceram na manhã desta sexta-feira (23) a nova versão do Portal de Software Público Brasileiro (SPB). Em evento realizado no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), os participantes puderam avaliar e discutir a política pública.

Paulo Roberto Meirelles, professor da Universidade de Brasília e responsável pela equipe de desenvolvimento da recém-lançada plataforma, afirma que a nova versão apresenta uma evolução na integração dos ambientes. “Houve uma estabilização do ambiente como um todo. Em especial, trouxemos as funcionalidades solicitadas”, declara. Meirelles afirma ainda que o portal passará por três ciclos de desenvolvimento, em que a equipe aprimorará algumas ferramentas até o fim de 2016.

O trabalho de evolução do sítio começou em 2013, em uma parceria do MP com a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade de São Paulo (USP). O trabalho das três equipes foi baseado nas contribuições sugeridas pela sociedade. A nova plataforma é baseada em sistemas de controle de versão e de monitoramento da qualidade do código-fonte. O projeto, desenvolvido aplicando métodos ágeis, foi pensado para contemplar ferramentas para a promover a colaboração e a interação nas comunidades.

A versão anterior do SPB foi lançada em 2007 para compartilhar softwares de interesse dos órgãos da Administração Pública Federal (APF) e tratar o software como um bem público. Atualmente, o sítio conta com 70 soluções voltadas para atender as necessidades de gestores, empresários, professores, estudantes e cidadãos brasileiros.

Oficina

Com o objetivo aprimorar o conhecimento sobre a nova plataforma do Portal Software Público Brasileiro (SPB), o MP realizará em 29 de outubro, a Oficina—Desenvolvimento colaborativo usando as ferramentas do Novo Portal do Software Público Brasileiro: Git/GitLab e Noosfero.

Ofertada no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a oficina é voltada para servidores públicos da área de TI e prestadores de serviços de desenvolvimento de sistema. O curso tem carga horaria de 3 horas e conta com 24 vagas disponíveis. Os interessados em participar devem preencher o formulário.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.