Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serpro abre inscrições para o Curso Modelo Global de Dados

Notícias

Serpro abre inscrições para o Curso Modelo Global de Dados

publicado: 05/11/2013 03h00 última modificação: 17/05/2016 09h45

Brasília, 04/11/13 – Os interessados em participar do Curso Modelo Global de Dados (MGD) têm até o dia 14 de novembro para realizar a sua inscrição. A capacitação oferecida pelo Serpro tem o objetivo de formar servidores públicos no âmbito do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) no desenvolvimento de soluções, na administração de dados e em gestão pública. Após o curso, os servidores estarão aptos a aplicar os conceitos da Metodologia de Modelagem Essencial de Dados na construção de um Modelo Global de Dados e Processos Integrado e Estratégico de Governo.

O modelo surgiu da necessidade de identificar o contexto e as ações necessárias para a integração, modernização e desenvolvimento de soluções voltadas a operação e gestão dos macroprocessos de governo. Inicialmente, o modelo foi utilizado para o macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças, contendo os dados modelados no Ministério do Planejamento (MP) e no Ministério da Fazenda (MF).

O MGD tem ainda no Modelo de Governança e Gestão (MGG) um conjunto sequenciado de atividades de administração e análise de dados e os respectivos responsáveis, garantindo assim a manutenção, evolução e integridade dos dados. Sua incorporação a e-PING como Arquitetura de Interoperabilidade de Governo tem por objetivo a integração dos dados de Governo a partir de uso de padrões que possibilitem o uso desta metodologia, extremamente simples.

A oferta de cursos havia sido suspensa para implementação de uma versão mais atualizada, resultado do trabalho realizado por especialistas do SubGrupo de Trabalho Padrão Modelo Global de Dados (MGD), da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade. O curso foi desenvolvido e disponibilizado pelo Serpro em 2010 e, por suas turmas, já passaram mais de 500 pessoas, especialistas na aplicação do padrão e na expansão do Modelo.

Público-alvo: Gestores de Informações, de Sistemas e de Dados, Analistas de Informações Estratégicas e de Negócios, Administradores de Dados, Líderes de Projetos de Desenvolvimento e Administradores de Bancos de Dados, entre outros.

Inscrições

Período de inscrição: até 14/11/2013
Período do curso: 18/11 a 04/12/2013
Carga horária: 10h

Fonte: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)