Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Grande do Sul assinará acordo para garantir acessibilidade na web

Notícias

Rio Grande do Sul assinará acordo para garantir acessibilidade na web

Técnicos do Planejamento treinarão os gestores gaúchos responsáveis por sítios institucionais

publicado: 14/03/2013 01h00 última modificação: 04/08/2016 15h48

Brasília, 14/3/2013 – Será firmado hoje (15/3) acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) para estabelecer critérios de acessibilidade digital e governo  eletrônico que deverão ser observados e compartilhados em programas e ações do governo estadual.

O documento será assinado pela titular da SLTI, Loreni Foresti, e pela presidente da Faders, Marli Conzatti, durante o Seminário de Acessibilidade na WEB, em Porto Alegre (RS). No encontro, os técnicos do Ministério do Planejamento capacitarão e treinarão gestores locais e responsáveis pelos sítios institucionais, para garantir a universalização do acesso à web no estado.

A programação conta com palestras, apresentação de casos e oficinas sobre acessibilidade. Os especialistas da SLTI levarão esclarecimentos sobre os mitos relacionados à acessibilidade, os padrões de governo eletrônico e o Ases, ferramenta que faz avaliação automática de acessibilidade nos sítios.

Os participantes poderão conhecer, na prática, como avaliar a acessibilidade de sítios seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico, o e-MAG. “São informações que facilitam a navegação na web para indivíduos com baixa visão, por exemplo”, explicou Loreni Foresti.

O Seminário sobre Acessibilidade na Web é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretária de Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com Faders no RS, pela SLTI/MP, e pelo Comitê Gaúcho de Acessibilidade.

Para saber mais sobre as palestras e as oficinas, consulte a programação completa.

Inscrições: www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão