Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recurso de acessibilidade é instalado em dois balcões de atendimento na Câmara

Notícias

Recurso de acessibilidade é instalado em dois balcões de atendimento na Câmara

publicado: 19/10/2015 02h00 última modificação: 20/04/2016 11h09

A Diretoria-Geral da Câmara dos Deputados informa que, dentro das ações do Programa de Acessibilidade, foi recentemente instalado o sistema de aro magnético em dois locais de atendimento ao público no Anexo II: um no balcão da portaria e outro no balcão da Lei de Acesso à Informação (LAI). Essa tecnologia é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa audição usuárias de aparelho auditivo. A instalação nos balcões tem como objetivo facilitar a comunicação durante o atendimento.

atendimento_camara.jpg

Para se beneficiar dessa tecnologia, o visitante que utiliza aparelho auditivo deve se aproximar do balcão no local indicado pela sinalização azul e ajustar seu aparelho na posição T (ajuste para falar ao telefone). Se o aparelho auditivo for digital, essa conversão acontece automaticamente. Ao entrar no campo magnético criado pelo aro, o visitante perceberá que os sons ficaram mais altos.

Caso sinta algum desconforto devido à intensidade do sinal, ele poderá ajustar o volume do aparelho ou se afastar um pouco do balcão. O sistema de aro magnético não interfere na utilização de marca-passo nem causa qualquer dano ao aparelho auditivo, às pessoas que o utilizam ou às pessoas próximas.

Também chamado de amplificador de indução magnética, o aro magnético é uma tecnologia assistiva de baixo custo bastante utilizada em países como Inglaterra, Alemanha, Holanda, França e Austrália, e desenvolvida na América do Sul pelo INTI – Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina, mas pouquíssimo conhecida no Brasil.

Na Câmara dos Deputados, o sistema foi instalado de forma pioneira por engenheiros e técnicos da Coordenação de Engenharia de Telecomunicações e Audiovisual, a partir dos conhecimentos adquiridos em um curso de capacitação ministrado pelo Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, e testado por vários servidores da Casa que utilizam aparelho auditivo. Recepcionistas, vigilantes e agentes do Departamento de Polícia Legislativa foram capacitados para conhecer a solução e orientar os visitantes.

Como funciona

recurso_de_acessibilidade2

O aro magnético é um sistema de transmissão sonora em frequência específica composto de fiação (aro), amplificador e microfone. Na bancada fica apenas um microfone colocado a uma distância de aproximadamente 20-40cm do atendente. O som captado pelo microfone é passado ao amplificador conectado ao aro, instalado sob o balcão. As ondas magnéticas emitidas através do aro chegarão ao aparelho auditivo do visitante, que irá escutar melhor o que o atendente fala.

Além de balcões de atendimento, o aro magnético pode ser instalado em ambientes fechados, como salas de aula, transporte público (táxis, trens e ônibus), auditórios, teatros, cinemas e igrejas. Ele elimina interferências, ecos, reverberações e ruídos e facilita o acesso à informação e à comunicação nesses locais.

Em atendimento à Política de Acessibilidade implementada na Câmara desde 2004, está prevista a instalação dessa ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência auditiva em outros balcões de atendimento, bem como em plenários, auditórios e demais espaços de conferência da Casa. Mais informações sobre a tecnologia do aro magnético podem ser obtidas pelos telefones 3216-2024 e 3216-2009, no Programa de Acessibilidade.

Fonte: Câmara dos Deputados.