Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Cidades Digitais terá parcerias com governos estaduais

Notícias

Projeto Cidades Digitais terá parcerias com governos estaduais

Ministério fechará acordo no Pará e no Amapá para facilitar implantação de fibra óptica em municípios

publicado: 08/03/2016 02h00 última modificação: 20/04/2016 10h57

Brasília, 9/3/2016 – O Ministério das Comunicações (MC) vai fechar acordos de cooperação com os governos do Pará e do Amapá para o programa Cidades Digitais. O objetivo é facilitar a instalação de infraestrutura de fibra óptica e também a manutenção da rede nos municípios que são beneficiados pelo programa do governo federal.

projeto_cidades_digitais

As bases do acordo começaram a ser discutidas, na semana passada, durante reuniões entre representantes do ministério, dos governos estaduais e das prefeituras que vão receber o Cidades Digitais. No Pará, o projeto já está implantado em nove municípios e vai chegar a outros 15 até o fim de 2018. No Amapá, seis cidades serão beneficiadas com a rede de fibra óptica de alta velocidade. O MC também já articula realizar parcerias no Ceará e no Espírito Santo.

Redução de custos

O secretário de Inclusão Digital do MC, Américo Bernardes, explica que as parcerias permitirão o compartilhamento de infraestrutura e, com isso, levar redes de fibra óptica até os municípios do interior. Outro benefício do acordo será a manutenção das redes de alta capacidade que serão instaladas nas cidades.

Segundo Américo, a parceria vai permitir ainda a redução de custos para os municípios e também permitir aos estados utilizar a rede já implantada para conectar serviços públicos nas áreas de segurança pública, saúde e justiça, gerando aprimoramento na gestão. Além disso, o programa federal instala pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias, garantindo inclusão digital para os cidadãos.

Fonte: Ministério das Comunicações.