Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidenta da República reafirma importância do modelo de governança do CGI.br

Notícias

Presidenta da República reafirma importância do modelo de governança do CGI.br

Em reunião no Palácio do Planalto, Dilma Rousseff também apoiou a votação do Marco Civil da Internet

publicado: 18/09/2013 01h00 última modificação: 12/05/2016 16h27

Brasília, 18/9/2013 - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) participou nesta segunda-feira (16) de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, com a excelentíssima senhora Presidenta Dilma Rousseff. Durante mais de duas horas, foram discutidos o modelo brasileiro de Governança da Internet e pontos estratégicos referentes à aprovação do Marco Civil da Internet. A presidenta reconheceu a importância e deu apoio ao modelo multissetorial adotado pelo CGI.br.

“Para o Comitê, esse é o momento de consolidação da importância que o nosso modelo representa para a governança da Internet, tanto no cenário nacional quanto mundial”, afirma Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br. Durante a reunião, os membros do Comitê contribuíram com informações sobre a natureza multissetorial e multiparticipativa do CGI.br, e outras informações que poderão ser usadas no discurso da presidenta na abertura da 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. “O Brasil é o único país que possui um grupo consolidado formado por representantes de diversos setores da Sociedade para tratar dos mais variados aspectos relacionados à Internet. Enquanto o mundo debate quais caminhos trilhar para a Governança da Internet, nós estamos apresentando resultados efetivos a toda sociedade há quase vinte anos, baseado em consenso entre esses setores. Na reunião de ontem, a presidenta reiterou o apoio do Governo brasileiro ao crescimento de uma Internet feita por todos, para todos e fundamentada nos princípios dos direitos humanos. O modelo multissetorial de Governança da Internet será levado às discussões do mais alto nível”, completou.

Além disso, o decálogo de princípios do CGI.br e o Marco Civil foram abertamente defendidos pela Presidenta Dilma Rousseff. “Ela está empenhada em promover a aprovação do Projeto de Lei, de acordo com o texto proposto pelo Deputado Federal Alessandro Molon, também apoiado pelo CGI.br. A presidenta conta com nosso suporte inclusive para defender os aspectos relacionados à neutralidade, à privacidade e à inimputabilidade da rede”, declara Glaser.

A reunião foi conduzida pela Presidenta e contou com a apresentação inicial do Coordenador do CGI.br e Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida. Além dos membros do Comitê, estiveram presentes todos os ministros com representação no CGI.br (Ciência, Tecnologia e Inovação; Casa Civil; Comunicações; Defesa; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Planejamento, Orçamento e Gestão), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado e o Advogado-Geral da União, Luis Inácio Lucena Adams.

Por fim, a presidenta manifestou seu interesse em voltar a se reunir com o CGI.br no futuro.

Fonte: Imprensa NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR