Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio Todos@Web reúne 66 projetos inscritos que buscam excelência em acessibilidade na web

Notícias

Prêmio Todos@Web reúne 66 projetos inscritos que buscam excelência em acessibilidade na web

Entre os trabalhos que concorrem às vagas de finalistas estão sites, simuladores e portais

publicado: 21/10/2013 02h00 última modificação: 12/05/2016 16h26

Brasília, 21/10/2013 – O 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web, recebeu um total de 66 inscrições durante 65 dias, incluindo sites, portais, blogs e simuladores de diversas áreas. As iniciativas estão focadas na construção de uma web mais acessível, uma das premissas básicas do W3C - Escritório Brasil, entidade organizadora da premiação.

Entre as inscrições, o prêmio registrou a participação de instituições dos mais diversos setores, como bancário, educacional, governamental, empresarial e de organizações sem fins lucrativos. Para conhecer a lista completa dos trabalhos inscritos, acesse o site http://premio.w3c.br/inscritos/.

Nesta segunda edição do Todos@Web, os trabalhos inscritos apontam uma tendência de que a acessibilidade na web está além dos sites com informações para pessoas com deficiências. “Recebemos uma variedade grande de trabalhos e projetos que enriqueceram o prêmio neste ano. Registramos um aumento de mais de 40% no total de inscritos, sendo que, no ano passado, tivemos quase o dobro de dias para receber os projetos. Tivemos menos tempo nesta segunda edição e mais gente interessada. As pessoas começam a perceber que qualquer página web, das mais diversas áreas de atuação e com qualquer conteúdo, deve ser acessível a todas as pessoas”, diz Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C-Escritório Brasil. Na primeira edição do Todos@Web em 2012, o prêmio contou com 120 dias de inscrição, resultando em 47 candidatos ao prêmio.

Os finalistas do Todos@Web 2013 serão divulgados no dia 13 de novembro, na página do W3C-Escritório Brasil e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 03 de dezembro, no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Barra Funda, em São Paulo. “Essa data é muito especial, por isso queremos que a cerimônia do prêmio Todos@Web coincida com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, proclamado pela ONU e celebrado no mundo inteiro como uma data para promover não só sensibilização da sociedade, mas para trazer à tona ações, discussões e medidas em relação à acessibilidade”, afirma Reinaldo.

O 2º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web é uma iniciativa do W3C- Escritório Brasil, por decisão do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

O W3C desenvolve padrões de acessibilidade há mais de 10 anos e são utilizados para remover as barreiras de acesso, sendo livres, abertos e construídos de forma colaborativa para permitir o contínuo desenvolvimento da web. Para obter mais informações sobre o prêmio Todos@Web, acesse: http://premio.w3c.br/.