Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio de acessibilidade divulga finalistas

Notícias

Prêmio de acessibilidade divulga finalistas

publicado: 24/05/2012 13h17 última modificação: 22/07/2016 16h15

Brasília, 24/5/12 – Foram divulgados, nesta quinta-feira, 24, os 19 finalistas do Prêmio Todos@Web. O objetivo da premiação é promover nacionalmente a acessibilidade na internet para conscientizar desenvolvedores e homenagear pessoas, empresas e ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na rede mundial de computadores.

 

A iniciativa foi coordenada pelo W3C Escritório Brasil com apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADI) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Todos@Web foi dividido em três categorias: pessoas, personalidades e instituições; projetos web; e tecnologias assistivas e aplicativos. Os vencedores serão anunciados em cerimônia, que será realizada em 14 de junho, em São Paulo.

Para o secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, a diversidade dos finalistas demonstra a importância que as políticas e propostas inclusivas têm na sociedade.

“A excelente representação em cada um dos temas do concurso indica a boa receptividade do tema da acessibilidade”, complementa o secretário.

A premiação será em dinheiro para os três mais bem colocados de cada categoria. Os vencedores também receberão troféus, participação na solenidade e terão seus trabalhos publicados pelo W3C Escritório Brasil.

Os primeiros colocados em cada categoria também participarão do evento internacional Web for All (W4A), durante a conferência WWW2013.

Iniciativa Federal
O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) é um conjunto de recomendações para padronizar a oferta de conteúdos nos portais do governo, com o intuito de melhorar o acesso de pessoas com deficiências visual, auditiva, locomotora, mental e a sociedade em geral.

A utilização do modelo, criado em 2005, foi institucionalizada no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) pela Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007.

A portaria torna obrigatória a observância do modelo nos ambientes virtuais do governo brasileiro. A nova versão do e-MAG foi lançada em setembro de 2011 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

Para estimular a utilização das recomendações do e-MAG 3.0, a secretaria oferece consultoria para todos os portais do governo federal. Os órgãos que tiverem interesse em analisar a acessibilidade de seus ambientes virtuais devem entrar em contato com a Central de Serviços e Suportes do SISP por meio do seguinte sítio: c3s.sisp.gov.br

A lista dos finalistas está disponível na página do prêmio.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.