Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal do Software Público Internacional é lançado durante congresso do CLAD

Notícias

Portal do Software Público Internacional é lançado durante congresso do CLAD

publicado: 10/11/2011 20h01 última modificação: 26/07/2016 15h28

Brasília, 10/11/2011

Para aumentar o desenvolvimento de soluções de Tecnologia da Informação (TI) que possam ser compartilhadas pelos governos dos países membros do Centro Latino Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), o Ministério do Planejamento apresenta, nesta quinta-feira, 10 de outubro, o novo Portal do Software Público Internacional (PSPI). A divulgação do ambiente virtual será feita durante o XVI Congresso Internacional do CLAD, em Assunção, no Paraguai.

O modelo foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) em uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o CLAD. A proposta foi replicar o Portal do  Software Público Brasileiro, criado em 2007, por toda a América Latina. O sítio brasileiro é um modelo de disponibilização e de gestão das soluções desenvolvidas na Administração Pública e sua rede de parceiros.

Para o diretor do departamento de integração e sistemas de informação, Corinto Meffe, o portal brasileiro ganha credibilidade ao ser utilizado como base para a criação do PSPI. “O modelo desenvolvido no Brasil ganha um 'selo de qualidade' ao ser apoiado por organismo internacionais”, afirma.

Soluções – Na construção do PSPI, foram mantidas os padrões de adoção de soluções livres estabelecidas no ambiente virtual brasileiro. Estarão disponibilizadas ferramentas que podem ser úteis aos diferentes governos e também à sociedade. Inicialmente, somente as comunidades das aplicações brasileiras i-Educar - voltada para o público educacional – e Cacic, um sistema de inventário de software e equipamentos, estão disponíveis. Com o apoio do PNUD, essas soluções também estarão disponíveis em espanhol e inglês até o fim deste ano.

 

Fonte: Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão