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Portal do Software Público disponibiliza sistema do MEC

publicado: 15/10/2012 18h12 última modificação: 04/08/2016 15h11

Brasília, 15/10/2012 - O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), será disponibilizado para toda a sociedade brasileira nesta terça-feira, 16, no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). O sistema fornece a gestão integrada de funções administrativas, como a programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas. A cerimônia de adesão do sistema será realizada durante o Fórum Sulamericano de Líderes de Tecnologia da Informação de Governo.

A entrada do Simec no portal gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP) é uma demanda da administração pública federal. O sistema é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

A partir de amanhã, a solução poderá ser usada por qualquer órgão do setor público. Atualmente, mais de dez órgãos do governo federal já utilizam a solução. A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) utilizam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras, por exemplo.

O secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, acredita que a adesão do Simec ao modelo de soluções públicas irá melhorar a gestão dos órgãos. “Além de reduzir os custos com licença e cessão de uso de software, garantimos também que haja trabalho colaborativo para o desenvolvimento do sistema, o que evitará o retrabalho e agilizará as ações dos gestores”, explica.

SPB foi criado em 2007 para compartilhar programas de computador de interesse público, sem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. Através de suas ferramentas, incentiva a criação de um entorno comunitário para cada um dos softwares nele disponibilizados: fóruns de discussão, página de notícias, conversas em tempo real entre os usuários (chat), ambiente para o desenvolvimento cooperativo do software com sistema de controle de versões, sistema de chamados técnicos e solicitações de novas funcionalidades.

Em 2012, o sítio comemora cinco anos de idade. Atualmente, o portal conta com 130 mil usuários, mais de 60 aplicativos, cerca de 500 prestadores de serviços. As soluções disponíveis no portal também são utilizadas por 15 países.

Fórum internacional

O fórum tem como objetivo organizar e promover, através do compartilhamento de experiências, o intercâmbio entre os principais líderes das áreas de TI dos países da América do Sul, suas empresas ou entidades de representação. O tema central deste ano será “A Tecnologia da Informação como Suporte a Projetos Sociais e Serviços de Governo: A Visão do Governo e da Iniciativa Privada”.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.