Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal do Software Público auxilia prefeituras a melhorar sua gestão

Notícias

Portal do Software Público auxilia prefeituras a melhorar sua gestão

publicado: 02/02/2012 17h53 última modificação: 20/04/2016 10h06

Brasília, 2/2/2012 - Redução dos custos com informática, melhoria da gestão e agilidade no atendimento ao cidadão. Estas são algumas das vantagens relatadas pelos municípios de Juramento (MG) e Iracema (RR), que utilizam soluções gratuitas disponibilizadas no Portal do Software Público Brasileiro (SPB) desde o final de 2009.

O município de Juramento (MG), localizado a cerca de 450 quilômetros de Belo Horizonte, teve uma redução de 97% de seus custos com locação de sistemas informatizados ao utilizar a solução e-cidade. De acordo com o contador municipal, Luciano Neres Rodrigues, a utilização do software público também trouxe a melhoria da gestão. “Todas as secretarias municipais estão interligadas, o que agiliza e facilita o atendimento ao cidadão, fornecedores e servidores”, explica Neres.

De acordo com Neres, por causa do sucesso na implantação da solução gratuita na gestão da cidade, outros municípios brasileiros procuraram os gestores de Juramento em busca de auxílio para a implementação do software público. São eles: Iracema (RR), Uiramutã (RR), Capitão Enéas (MG) e Plácido de Castro (AC).

Para Antonio Amaury Moraes Cerqueira, técnico contábil da prefeitura de Iracema (RR), a implantação só foi possível pelo acordo firmado com a cidade de Juramento, pois técnicos roraimenses foram ao município mineiro aprender como utilizar a solução. Atualmente, a cidade já possui implantado os módulos de pessoal, empenho, caixa, contabilidade e orçamento. Para 2012, a proposta é expandir a utilização do sistema para outras áreas, como educação, saúde e patrimônio.

De acordo com Cerqueira, os gestores públicos deveriam optar pela utilização de soluções públicas pela redução de custos que elas proporcionam. Na cidade, com cerca de nove mil habitantes, a solução e-cidade trouxe uma economia mensal de R$ 3.250. “Para o porte do município de Iracema é uma redução bastante significativa, sem falar na modernização da gestão que possibilitou desenvolvermos atividades no intuito de desburocratizar”, complementa.

Recentemente, Iracema foi selecionada para participar, como município piloto, do Programa de Modernização das rotinas de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Roraima. Para Cerqueira, isto ocorreu “devido à busca do município pela modernização de sua gestão, possibilitada pela solução e-cidade”.

Caso sua cidade também tenha uma experiência de sucesso na utilização de softwares públicos, entre em contato com a equipe do SPB por meio do seguinte endereço eletrônico: 4cmbr@softwarepublico.gov.br.

Portal – O SPB teve um crescimento de 20% nas suas atividades no último ano. Atualmente, o ambiente virtual possui mais de 120 mil usuários cadastrados e conta com 52 soluções disponíveis, onze delas exclusivas para modernizar a gestão municipal. A troca de experiências entre os gestores municipais é incentivada pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). No portal gerenciado pelo ministério, somente a comunidade voltada para o e-cidade possui mais de oito mil membros.

Consulta pública - Para auxiliar as cidades brasileiras na aquisição de soluções de gestão municipal, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realiza, até a próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, consulta pública. A proposta é ter uma reflexão da sociedade sobre como a compra de serviços relacionados aos aplicativos disponíveis no SPB pode ser otimizada.

Durante esse período, a secretaria espera debater com a comunidade o termo de referência para contratação de serviços de software público voltados para a administração das cidades. Para emitir sua opinião, é necessário acessar a página da consulta.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.