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Portal de Serviços do Governo Federal apresenta novas funcionalidades

O objetivo é ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos

publicado: 01/12/2017 17h30 última modificação: 01/12/2017 17h49
Já estão disponíveis as novas funcionalidades no Portal de Serviços do Governo FederalA atualização foi realizada para otimizar a ferramenta, que é uma centralizadora de informações e serviços públicos digitais. Desta maneira, cidadãos, empresas e gestores públicos poderão acessar informações e efetuar transações de serviços com mais eficácia.
 
Entre as principais funções desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento (Setic/MP), destacam-se:
  • a evolução do mecanismo de busca do portalpossibilitando ao cidadão encontrar serviços com mais facilidade;
  • melhor posicionamento do portal nos sites de busca, garantindo resultados mais relevantes para o cidadão;
  • inclusão da funcionalidade de geolocalização, que permite encontrar as unidades de atendimento mais próximas do cidadão;
  • possibilidade de exibir, para o cidadão, os serviços relacionados de acordo com a sua navegação dentro do portal, oferecendo como sugestão outros serviços;
  • disponibilização de solução para troca de dados com os serviços do portal, para que outros sistemas do governo também possam utilizar as informações disponibilizadas;
  • novas funcionalidades para uma melhor gestão dos serviços no portal, tais como a geração de relatórios de avaliação e a verificação de links quebrados.
 
“Além de ampliar a oferta de serviços digitais ao cidadão, a atualização do portal traz mais recursos tecnológicos, está mais intuitivo e, com isso, o acesso do cidadão aos serviços ficou mais fácil”, aponta o secretário da Setic, Marcelo Pagotti

O Portal de Serviços se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.  O ambiente central de oferta de serviços públicos faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e se tornará
, gradativamente a vitrine única para o cidadão, empresas e gestores públicos.
 
PLATAFORMA DE CIDADANIA DIGITAL 

Criada para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis, a inovação foi instituída pelo 
Decreto Nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016. A iniciativa está alinhada à Estratégia de Governança Digital, encaixando-se no eixo prestação de serviços digitais, tendo como centralizador das informações sobre os serviços oferecidos pelo governo, o Portal de Serviços.

Fonte: reprodução site Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.