Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Portal de Dados Abertos do BC amplia em quase três vezes volume de informações

Notícias

Portal de Dados Abertos do BC amplia em quase três vezes volume de informações

publicado: 09/05/2017 17h24 última modificação: 16/05/2017 15h56

Lançado em novembro do ano passado com 454 bases de dados, o Portal de Dados Abertos do BC quase triplicou a quantidade inicial de informações à disposição do público, com 1.148 bases divulgadas. A ampliação do volume de dados em formato aberto busca dar à sociedade mais acesso e transparência em relação aos serviços governamentais. E reflete o compromisso firmado pelo BC na Agenda BC+ de implementar e aprimorar a Política de Dados Abertos, instituída pelo Decreto Presidencial nº 8.777, de maio de 2016. 

“A ideia de dar publicidade às bases e promover o uso delas pelo cidadão é estimular o consumo dessas informações e subsidiar a criação de novos serviços”, diz Gabriela Ruberg, do Departamento de Tecnologia da Informação do BC. A facilidade de localizar e entender uma base amplia as possibilidades de análise e cruzamento de dados. “O cidadão pode acessar bases de dados como o ranking do Valor Efetivo Total das operações de câmbio e cruzar essa informação com a base que mostra os pontos de câmbio no Brasil e, com isso, fazer uma comparação das taxas por região, ou por cidade”, exemplifica Gabriela.

Saiba mais

O desenvolvimento do Portal de Dados Abertos do BC é uma ação do pilar "Mais Cidadania Financeira", da Agenda BC+. O site contém um catálogo de metadados que descreve os conjuntos de dados publicados e lista os endereços onde a informação desejada se encontra, direcionando o usuário ao conteúdo disponível no site institucional do Banco Central.

Dados em formato aberto são aqueles que podem ser lidos por softwares de domínio público, podem ser utilizados diretamente por um computador programado para isso e são de livre utilização. Além disso, os conjuntos de dados devem ser classificados por temas, conforme o Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico, para facilitar sua localização.

Uma primeira versão em inglês do Portal de Dados Abertos do BC já se encontra disponível. 

Fonte: Banco Central do Brasil