Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento vence três categorias do Prêmio Todos@Web

Notícias

Planejamento vence três categorias do Prêmio Todos@Web

Curso a distância gratuito do eMAG é premiado

publicado: 05/12/2014 03h00 última modificação: 24/06/2016 08h59

Os vencedores da 3ª edição do Prêmio Todos@Web foram divulgados na noite desta quinta-feira (4), em São Paulo. O Ministério do Planejamento (MP) foi premiado em três categorias: 1º lugar em “Governamentais”, com os cursos a distância do Modelo de Acessibilidade Digital em Governo Eletrônico (eMAG) – que também ficou em 3º lugar no Prêmio MAQ; e em 2º lugar com a coordenadora-geral de normas e padrões de governo eletrônico, Fernanda Lobato, na disputa por “Pessoas e Instituições”. O objetivo da premiação é promover nacionalmente a acessibilidade na web.

“Esta é uma questão urgente, que influencia diretamente a prestação de serviços para o cidadão de forma eletrônica. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas esses três prêmios são o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirmou Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MP.

Os cursos a distância do eMAG são voltados para auxiliar os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública. A capacitação é baseada na última versão do modelo, a 3.1, lançada este ano pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI). Mais informações sobre a formação podem ser conseguidas no seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br 

Perfil

Gaúcha nascida em Santa Maria, Fernanda Lobato trabalha pela acessibilidade digital há nove anos na SLTI. Para Lobato, as mudanças para implementar a acessibilidade nos sítios e serviços eletrônicos governamentais vão muito além das alterações tecnológicas. A coordenadora defende que muitas das dificuldades estão relacionadas a questões culturais, políticas e sociais. 

“Feche os olhos, esqueça o mouse, utilize um leitor de tela e tente navegar pela internet usando apenas o teclado”, ensina a coordenadora-geral. São com frases como esta que ela contagia todos que trabalham na área. 

O prêmio Todos@web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, com apoio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Saiba quem foram os demais vencedores na página do prêmio.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.