Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento realiza curso para desenvolver melhores serviços de governo eletrônico

Notícias

Planejamento realiza curso para desenvolver melhores serviços de governo eletrônico

Capacitação será realizada durante 2º Encontro Nacional de Dados Abertos

publicado: 12/11/2013 03h00 última modificação: 17/05/2016 09h45

Brasília, 12/11/2013 – Para incentivar o desenvolvimento de melhores serviços de Governo Eletrônico (e-GOV), o Ministério do Planejamento (MP) e o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil) irão realizar o Curso de Ontologias e Web Semântica. Na Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), as ontologias são classificações. São usadas como um meio para categorizar ou agrupar as informações em classes e facilitam a utilização dos serviços governamentais eletrônicos. A formação será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de novembro, em Brasília.

Na opinião da secretária de logística e tecnologia da informação, o uso das ontologias amplia as possibilidades de interoperabilidade entre os sistemas governamentais. “Para avançar na melhoria do uso das TICs para o apoio à prestação de serviços, precisamos incorporar ontologias aos ambientes digitais de governo”, complementa.

Além da capacitação, serão realizadas diversas palestras e oficinas no 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. Já estão confirmadas as palestras internacionais com a representante da Fundação do Conhecimento Livre (Open Knowledge Foundation – OKFN), Irina Bolychevsky, e também com Ulrich Atz, do Instituto de Dados Abertos (Open Data Institute).

As inscrições para o encontro serão encerradas no próximo domingo, 17. O objetivo do evento é aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos para o tema.

Concurso
A participação no Concurso Nacional de Dados Abertos também deve ser confirmada até o dia 17 de novembro. Os dados a serem utilizados no prêmio já estão disponíveis no Portal de Dados Abertos (dados.gov.br). São eles: equipamentos públicos, balanços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Transferências Voluntárias da União e a estrutura organizacional do Poder Executivo Federal.

Os interessados em participar do encontro e concurso devem fazer a sua inscrição na página do evento.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão