Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento promove compra compartilhada de ativos de rede

Notícias

Planejamento promove compra compartilhada de ativos de rede

publicado: 19/10/2011 11h27 última modificação: 20/04/2016 09h56

Brasília, 19/10/2011 - Para promover uma melhor gestão dos recursos financeiros, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) promove a compra compartilhada dos seguintes ativos de rede: switches e pontos de acesso para rede sem fio. Os órgãos participantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), que estejam interessados em participar do processo, têm até o dia 28 de outubro para encaminhar a sua demanda.

Os ativos de rede fornecem a infraestrutura necessária para a comunicação de dados em uma organização. A especificação desses equipamentos, no caso dos switches e rede sem fio, deve estar alinhada à estratégia organizacional para que as necessidades de negócio sejam atendidas com qualidade, performance, segurança e confiabilidade.

Após a consulta pública, realizada em agosto pela SLTI, e que recebeu mais de 1.200 contribuições da sociedade, as especificações técnicas para a compra conjunta dos equipamentos já estão disponíveis para os interessados no portal do Governo Eletrônico (Portal e-GOV).

De acordo com o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, a compra compartilhada de ativos de rede vai possibilitar economia. “É interessante que nós tenhamos uma aquisição em maior volume, garantindo assim a competitividade do ponto de vista de preço”, disse Souza.

O secretário acrescenta que a padronização dos equipamentos e o gerenciamento destes nos órgãos públicos federais são fundamentais porque os insumos para suporte dos equipamentos que dão sustentação à rede de telecomunicações são de extrema relevância.

Para participar da compra conjunta, as entidades interessadas devem enviar ofício para o Departamento de Serviços de Rede. O modelo de preenchimento desse ofício também pode ser encontrado no sítio do e-GOV.

Dúvidas sobre o processo de contratação e sobre as especificações técnicas podem ser retiradas por intermédio da Central de Serviços e Suporte do SISP, no seguinte ambiente virtual: c3s.sisp.gov.br

Compras conjuntas - A realização de compras compartilhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal  tem como um dos principais objetivos reduzir significativamente o preço final de bens e serviços. Isso é possível por causa do grande volume de itens comercializados de uma única vez e no mesmo processo, para diversas unidades da máquina administrativa.

As compras realizadas em conjunto também resultam em melhor qualidade dos produtos, agilidade na entrega e redução de esforços da equipe. Ao realizar o planejamento da real necessidade de compra e padronizar os equipamentos, os órgãos facilitam a manutenção dos equipamentos e geram interoperabilidade entre eles.

A SLTI estabelece, como uma das metas do governo para 2011/2014, o fortalecimento de políticas estratégicas do poder de compra do estado com as aquisições conjuntas.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão