Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento participa da celebração do Dia dos Dados Abertos

Notícias

Planejamento participa da celebração do Dia dos Dados Abertos

Data foi comemorada no último sábado em mais de 300 eventos

publicado: 07/03/2017 10h25 última modificação: 07/03/2017 10h25

Mais de 300 eventos espalhados por todo mundo celebraram, no último sábado (4), o Dia dos Dados Abertos. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) foi representado pelo servidor público Augusto Herrmann na oficina realizada no Ministério da Cultura (MinC), em Brasília. Além deste evento, foram realizados outros seis eventos em cidades como Curitiba, Guarulhos, Salvador, São Paulo e Teresina. Em Maceió, a comemoração será nos dias 10 e 11 de março.

A efetividade da Política de Dados Abertos passa, necessariamente, pelo estímulo e promoção do uso dos dados já publicados. Tirei dúvidas e sugeri conjuntos de dados que pudessem ser úteis para implementar as propostas das pessoas”, disse Herrmann. Segundo o servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), foi entusiasmante ver pessoas motivadas para resolver problemas da sociedade a partir do uso de dados abertos.

A política foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de maio de 2016. Os dados são abertos quando disponibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas. Atualmente, o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) conta com mais de 2.000 conjuntos de dados disponíveis para uso e reúso pela sociedade. Qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria.

Em fevereiro de 2017, o MP realizou o 3º Seminário e XIII - Oficina de Elaboração de Planos de Dados Abertos no Rio de Janeiro. A proposta foi orientar os cerca de 38 órgãos federais localizados no estado a respeito da elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA). A medida capacitou cerca de 100 servidores públicos. Até o momento, 38 órgãos públicos já desenvolveram o seu PDA.

Capacitação - Estão abertas as inscrições para o Curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos. A capacitação é voltada preferencialmente para servidores públicos envolvidos com atividades de Tecnologia da Informação (TI), Dados Abertos, monitoramento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de novembro de 2011). Os interessados em participar da formação a distância devem se inscrever até 23 de março.