Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento orienta órgãos sobre ações de sustentabilidade

Notícias

Planejamento orienta órgãos sobre ações de sustentabilidade

Instituições deverão elaborar planos de logística sustentável

publicado: 08/08/2013 01h00 última modificação: 05/08/2016 16h06

Brasília, 08/08/2013 – Os órgãos da Administração Pública Federal devem entregar seus Planos de Logística Sustentável (PLS) até o fim da primeira quinzena de setembro. O documento definirá metas para otimização dos recursos públicos e critérios de sustentabilidade que deverão nortear as compras e atividades dos órgãos. Nesta quinta-feira (8), cerca de 360 servidores de diversas instituições estão reunidos na sede do Ministério do Planejamento (MP), em Brasília, para receberem as últimas instruções para elaboração de seus planos de logística sustentável.

O curso é ministrado em parceria pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e por especialistas do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que é considerada a principal associação mundial de cidades e governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. “Hoje em dia, o Governo Federal entende que comprar com responsabilidade não é apenas comprar o item mais barato. Se compramos, por exemplo, de uma empresa que usa trabalho infantil, essa compra não é responsável”, afirmou Ana Maria Vieira, diretora de logística e serviços gerais do Ministério do Planejamento.

A intenção da capacitação é sanar dúvidas como a apresentada pela servidora Inês Mores, uma das responsáveis pela elaboração do plano de logística sustentável do Ministério das Minas e Energia. “Essa é a primeira vez que elaboramos um plano como este. Fica difícil estabelecer metas, portanto. Sabemos quando é o consumo de água do ministério, mas não sabemos quando dessa água poderia ser poupada”, relatou.

PARCERIA

Existe um acordo vigente entre o ICLEI e os ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio com a intenção de aumentar a capacidade institucional do Governo Federal no sentido de fomentar as compras sustentáveis. “Esse treinamento é feito com base no relatório de diretrizes desse projeto. Com isso desenvolvemos um passo-a-passo, uma metodologia”, explicou a secretária-executiva do ICLEI, Florence Laloë.

O treinamento para a elaboração dos planos de logística sustentável segue até o final do dia.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.