Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento lança nova versão de Guia de Governança de TIC

Notícias

Planejamento lança nova versão de Guia de Governança de TIC

Documento vai orientar ações na área para mais de 200 órgãos federais

publicado: 31/07/2017 11h11 última modificação: 31/07/2017 11h11

Para facilitar a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou, nesta quarta-feira (26), a nova versão do Guia de Governança de TIC. A publicação é constituída por dez boas práticas para que gestores e servidores públicos desenvolvam e aperfeiçoem essa política nos órgãos federais. O documento é voltado para as mais de 200 instituições que fazem parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

“Somente com o uso de ferramentas de tecnologia vamos transformar e tornar mais eficiente o governo brasileiro. Este guia visa impulsionar o papel da alta administração na governança e na otimização dos recursos de TIC em suas organizações”, afirma Angelino Caputo, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP. Segundo ele, cada prática descrita na publicação foi associada a um conjunto de condicionantes, que representam os fatores que impactam em sua execução dentro do contexto organizacional.

A publicação é baseada na Portaria nº 19, de maio de 2017, que dispõe sobre a implantação da Governança de TIC nos órgãos do SISP. Este sistema é a estrutura organizacional do governo federal para o planejamento, a coordenação, a organização, a operação, o controle e a supervisão dos recursos de TIC dos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Em caso de dúvidas ou para mais informações acesse a Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S).​