Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento divulga Política de Dados Abertos na Campus Party

Notícias

Planejamento divulga Política de Dados Abertos na Campus Party

Evento está sendo realizado pela primeira vez em Brasília

publicado: 19/06/2017 10h04 última modificação: 19/06/2017 10h04
Foto do Evento Campus Party, que ocorreu em Brasília no dia 15 de junho de 2017.

Foto do Evento Campus Party, que ocorreu em Brasília no dia 15 de junho de 2017.

Os participantes da Campus Party conheceram na noite de quinta-feira (15), em Brasília, a Política de Dados Abertos do governo federal. O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) participou do workshop “Provocando transformação a partir de dados abertos”, que reuniu também iniciativas da sociedade com ações de controle a partir da publicação de informações em formato aberto, como a Operação Serenata de Amor e o aplicativo As Diferentonas. Esta é a primeira vez que a Campus Party é realizada na capital federal.

O MP foi representado no evento pelo servidor Augusto Herrmann, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Segundo Herrmann, o debate foi pautado em como a publicação, divulgação e uso de dados abertos pode impactar na sociedade. “A participação dos campuseiros foi intensa e possibilitou ver que o tema gera bastante interesse nas pessoas, que querem usar dados abertos como um meio indispensável para implementar ideias inovadoras”, disse o servidor.

A Política de Dados Abertos foi instituída em 2016 pelo Decreto nº 8.777. Para ser considerada dado aberto, a informação deve ser disponibilizada em formato que possa ser tratado por pessoas e máquinas. Nesse caso, qualquer cidadão pode livremente usar, reutilizar e redistribuir, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar a sua autoria. Atualmente, o Brasil ocupa a sétima colocação mundial no Open Data Index, da Open Knowledge International.

Plano de Dados Abertos

A política define que todos os órgãos federais devem elaborar um Plano de Dados Abertos (PDA) para divulgar suas informações em formato aberto. Até o momento, cerca de 60 órgãos já publicaram os seus documentos. Recentemente, o Banco Central do Brasil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) divulgaram os seus planos.

A disponibilização desses dados alimenta o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), que conta com 2.889 conjuntos de dados disponíveis para uso e reúso pela sociedade.

Foto: Arquivo Campus Party

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.