Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento divulga Plano de Disseminação do IPv6

Notícias

Planejamento divulga Plano de Disseminação do IPv6

Documento possui metas de implantação até 2018

publicado: 06/11/2014 03h00 última modificação: 24/06/2016 08h56

Para evitar problemas no fornecimento de serviços eletrônicos na administração pública federal e ampliar a segurança na internet, o Ministério do Planejamento (MP) publicou, nesta quinta-feira (6), o Plano de Disseminação do Uso do Protocolo de Endereçamento de Internet na versão seis, o IPv6. Uma das funcionalidades do protocolo de internet é identificar, por meio de números, os usuários da rede mundial de computadores. O aumento na utilização de smartphones e tablets, por exemplo, gera novos usuários, o que consome os endereços IP.

“O crescimento de usuários e da própria internet brasileira exige a transição do IPv4 para o IPv6”, explica Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MP. O documento estabelece um conjunto de ações para os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação, o Sisp, adotarem como modelo em suas estruturas internas e externas de Tecnologia da Informação (TI) nesse período de transição.

“A nossa proposta é começar por sítios e provedores governamentais, mas serão oito metas semestrais para as entidades públicas migrarem para a versão seis até 2018” afirma Foresti. 

Seminário

Para orientar os órgãos do Sisp em relação ao plano de implementação do IPv6, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) realizará o “IPv6 – Workshop para Gerentes e Coordenadores” no dia 14 de novembro, às 9h, no auditório do bloco K do MP. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: wellington.araujo@planejamento.gov.br

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.