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Planejamento disponibiliza orientações para auxiliar digitalização de serviços públicos

Planos de Integração à Plataforma de Cidadania Digital devem ser elaborados este mês

publicado: 07/03/2017 09h57 última modificação: 07/03/2017 09h57

Para simplificar o trabalho dos órgãos públicos na transformação digital de seus serviços, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) divulgou hoje (06) um modelo de Plano de Integração à Plataforma de Cidadania Digital. De acordo com o Decreto 8.936, de dezembro de 2016, todos os órgãos da administração federal devem entregar e publicar em março os planos de integração de seus serviços.

“A elaboração deste documento é fundamental para atendermos melhor aos cidadãos brasileiros. Com a utilização deste modelo, o Ministério do Planejamento facilitará e padronizará o trabalho dos gestores públicos dos diversos órgãos federais”, afirma Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP. Segundo ele, o plano deve prever ações que garantam a sustentabilidade da digitalização dos serviços no longo prazo.

O objetivo do Plano de Integração é descrever a estratégia do órgão para a transformação digital dos serviços públicos oferecidos aos usuários. Os gestores públicos poderão, de forma rápida e sucinta, priorizar quais serviços serão digitalizados nos próximos meses.

"A estratégia é um passo primordial para a transformação de serviços, que buscará a simplificação de exigências e começará com a identificação do usuário, suas demandas junto ao Estado, suas reclamações e suas necessidades", destaca o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin.

Além de praticidade e agilidade para a sociedade, os serviços digitais reduzirão o custo para o governo e eliminarão os deslocamentos desnecessários. “Vamos acabar com o tempo de espera nas filas, a impressão desnecessária de certidões e a autenticação de documentos, que são algumas das dificuldades enfrentadas atualmente no atendimento presencial”, disse Pagotti.

Cidadania Digital

Lançada em dezembro, a Plataforma de Cidadania Digital chega para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis.

O Portal de Serviços do Governo federal (servicos.gov.br) se tornará em breve o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.