Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento defende tecnologia como fator de desenvolvimento do Brasil

Notícias

Planejamento defende tecnologia como fator de desenvolvimento do Brasil

Estratégia de Governança Digital foi apresentada na Escola Superior de Guerra no RJ

publicado: 10/05/2016 01h00 última modificação: 04/08/2017 18h14

“A ampliação do acesso a informações e serviços públicos digitais, e também, da participação social, estão na base da construção de um novo rumo para o Brasil”, disse, nesta terça-feira (10), o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Cristiano Heckert, em apresentação da Estratégia de Governança Digital (EGD) na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

“A implementação da nova estratégia é travessia para o alcance de um modelo de gestão que vê o uso da tecnologia como fator de desenvolvimento do País”, disse Heckert aos civis e oficiais das Forças Armadas que participaram do encontro. Além dos oficiais brasileiros, oficiais superiores das Forças Armadas dos Estados Unidos, Suécia, Argentina, Venezuela, Equador, Líbano e Colômbia também assistiram à palestra.

“A EGD deve ser entendida como uma ponte entre políticas públicas essenciais aos avanços democráticos com as novas tecnologias, resultando num caminho que leva a melhores serviços ao cidadão brasileiro”, completou Heckert.

São crescentes os resultados do Portal de Dados Abertos, que hoje conta com 1.120 conjuntos disponíveis, e o Portal de Serviços, com 600 serviços disponíveis. Estes foram exemplos mostrados pelo secretário, no sentido de incentivar os órgãos que fazem parte do governo federal a disponibilizarem seus dados e serviços nestes meios para facilitar o acesso dos brasileiros ao que vem sendo ofertado pelos diferentes órgãos públicos que compõem a Administração Pública Federa. Desta forma, unificando e simplificando o acesso pelo cidadão.

Sobre a EGD

A Governança Digital é a utilização, pelo setor público, de tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, ao estimular a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão para tornar governo mais responsável, transparente e eficaz. A EGD esteve em consulta até o dia 19 de julho de 2015, confira aqui o histórico das contribuições. Conheça também o Decreto Nº 8.638/2016 e a versão final da Estratégia de Governança Digital da Administração Federal (2016-2019).

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.